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Bateria: 10 dicas para durar mais

Se você já precisou trocar a bateria do seu carro, sabe que o componente não é dos mais baratos. Além disso, manter o seu carro em dia impede que ele te deixe na mão, quando você menos esperar.

Equivalente ao consumo

Saber o consumo do seu carro, vai te dizer qual tipo de amperagem será necessária. Se o seu carro possui som de alta potência, ar-condicionado, direção elétrica precisará de uma bateria mais potente, e que suporte a tensão exigida. Geralmente, as informações sobre amperagens necessárias estão descritas no manual do usuário do carro. Contudo, caso você tenha alterado alguns itens ou incrementado seu possante, vai precisar verificar a necessidade. Compre sempre a bateria com a voltagem adequada, lembre-se: o barato pode custar caro.

Cuidado com a partida

A partida é um dos momentos em que há maior uso da bateria, portanto desligue itens desnecessários. Por exemplo, ar-condicionado, rádio ou luzes acesas. Quando você ligar o carro, deixe o consumo inicial, exclusivamente para a partida.

Não esqueça a cabeça

Muitos motoristas ficam na mão por descuido e esquecimento. Sair e deixar os faróis acesos, ou o rádio, pode fazer com que você fique sem bateria. Modelos mais novos, desligam os faróis automaticamente quando o carro é desligado.

Proteção para ela

A maioria das baterias vêm de fábrica com capinhas para proteger os terminais negativo e positivo. Basicamente, para evitar contato com objetos metálicos ou condutores, que podem gerar fuga de carga, faíscas e até curto-circuito, com risco de incêndio. Mas se a sua não tem, fique tranquilo, pois existe para comprar avulsas no mercado. E como cuidado nunca é demais, mantenha os terminais limpos. Com o passar do tempo, eles acumulam resíduos, geralmente com aparência branca, resultantes da oxidação do material dos conectores. Essa oxidação, prejudica o fluxo de carga e pode ser corrigida com a aplicação de uma mistura de água com bicarbonato de sódio, aplicada na área comprometida. Faça isso sempre com o carro desligado e remova a espuma resultante, em seguida secando bem o local.

Não deixe hibernar

Como todo componente eletrônico, o carro não foi feito para ficar parado por muito tempo. Deixar longos períodos sem ligar, lá paradinho na garagem, vai ocasionar o descarregamento da bateria, que é necessária para o funcionamento da maioria dos componentes eletrônicos. O recomendado, é ligar durante 5 minutos uma vez por semana, a fim de acionar o alternador e recarregar a bateria.

Cuide bem do alternador

Ele é responsável por manter a carga da bateria pelo movimento da combustão do motor, e abastece os sistemas elétricos e eletrônicos. É uma peça muito importante e precisa funcionar 100%, visto que se ele pifar, você nem consegue ligar o motor. Contudo, a cada 6 meses peça ao seu mecânico para fazer uma manutenção preventiva no alternador.

Desconecte se necessário

Se você precisa mesmo deixar o carro parado, e não tem quem ligue-o de vez em quando para você, tem uma alternativa. Desconecte os terminais da bateria, para evitar a descarga. Quando for reconectar a bateria, coloque primeiro o cabo no terminal positivo.

Uso da bateria sempre com o carro ligado

Se você precisar ligar uma luz ao conector da bateria, para um eventual uso noturno, por exemplo. Faça-o com o motor ligado, para que alternador mantenha a bateria carregada.

Manutenção é lei

Saiba que não deixar seu carro em dia, como por exemplo, velas gastas e motor desregulado dificultam a partida do motor. Consequentemente, exigindo mais energia da bateria e causando seu desgaste prematuro. Não deixe de verificar também as condições da fiação, prevenindo fuga de corrente e curto-circuito. Além disso, mantenha velas e cabos de vela em boas condições.

Descarga completa não é bom

Nem é preciso dizer, que você deve evitar ao máximo permitir a completa descarga. Visto que, “força” o componente e pode comprometer sua capacidade de reter eletricidade. Caso aconteça, e você queira bancar, invista em um auxiliar de partida, que provê uma carga extra para dar a partida no motor. Ou use da tradicional chupeta, que é basicamente conectar a bateria descarregada à de outro veículo, ligado e em boas condições, para conseguir ligar o motor do seu automóvel.

Acompanhe a reportagem para entender melhor

E você, tem mais alguma dica? Conte-nos sua experiência!

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