Ícone do site Blog Catarina Carros

Como dirigir um carro com câmbio automático e suas funcionalidades

como-dirigir-carro-com-cambio-automático

Como dirigir um carro com câmbio automático

Muitas pessoas ainda gostam dos câmbios manuais. Mas uma vez que você experimenta um carro com câmbio automático, você se apaixona.

Já dirigiu um carro com câmbio automático? É maravilhoso.

A maior vantagem dos veículos de transmissão automática é a comodidade, especialmente quando se trata de engarrafamentos.

Os carros automáticos estão se tornando cada vez mais popular, com o desenvolvimento dos países e os avançados tecnológicos dos carros, parece que a maioria dos veículos tem tido uma transição maior para câmbios automáticos.

Abaixo, nós trazemos uma análise dos detalhes que você precisa prestar atenção quando for dirigir um carro automático e suas funcionalidades!

Quer aprender a dirigir um carro automático?

Se você está acostumado com o uso de uma transmissão manual, pode ser que no começo sinta-se meio confuso ao dirigir um carro automático. Você provavelmente vai entrar no vazio algumas vezes, até se acostumar com a falta do pedal de embreagem. No entanto, dirigir um carro automático, é extremamente simples.


O veículo automático não tem o pedal da embreagem, ele possui apenas o acelerador e o freio!

Em vez de uma alavanca de câmbio manual, você tem um seletor de marchas para os estágios individuais da engrenagem no veículo automático.

Nem todos os carros têm a mesma caixa de câmbio automática. Mas de todos eles, o mais comum é o sistema dos PRNDs ou L. É uma alavanca de câmbio com quatro ou + posições. Dependendo da letra na qual a alavanca é colocada, um modo de condução é escolhido.

Veja as posições da alavanca do câmbio automático e seus significados:

P – Park: para estacionamento, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel.

R – Reverse:  a posição R é uma marcha “ré”

N – Neutral: o popular ponto morto. 

D – Drive: (marcha avante), a alavanca seletora é colocada na posição D durante a condução normal, e o carro pode mudar automaticamente entre 1 a 4 (ou 3). A posição D é a posição de condução mais comum.

S e L – Sport e Low: para deslocamento mais esportivo, nem todos os veículos automáticos tem estas opções. A transmissão automática está na faixa baixa da posição S ou L e pode ser usada em situações como rampas por exemplo.

Primeiro passo com um veículo automático?

Para ligar um carro automático, a alavanca do câmbio deve estar na posição P ou N!

Isso impede que o carro comece a andar.

Então mude a alavanca do câmbio para P ou N e ligue o carro.

Como começar a dirigir um carro automático?

Para dirigir, você precisa ajustar a alavanca do câmbio para D se for avançar ou para R, se quiser dar a ré.

No entanto, a alavanca do câmbio só pode ser movida para fora da posição P ou N com o pedal do freio pressionado, o que também é uma proteção contra o desligamento não intencional.

Se você tiver definido D ou R, tudo o que você precisa fazer é soltar o freio de mão, tirar o pé do freio e o carro começará a se mover lentamente.

Se você quiser acelerar rapidamente, você tem que empurrar o pedal do acelerador para o chão (kickdown). Isso fará com que a transmissão automática desloque uma ou até duas marchas para baixo e o carro acelere com força.

Como estacionar um carro automático?

Se você precisar estacionar um carro automático, segure o carro com o freio de pé e, em seguida, ajuste a alavanca do câmbio para P!

Na  sequência, puxe o freio de mão, retire a chave e engate o volante!

Os 10 carros automáticos mais baratos do Brasil

Confira o ranking dos modelos equipados com câmbios automáticos tradicionais ou CVT

Devido a popularização da transmissão automática, cada vez mais pessoas precisam aprender como usar e se aproveitar das facilidades.

E você, já escolheu o seu modelo preferido? Confira nosso estoque em www.catarinacarros.com.br e nos acompanhe no Instagram e Facebook.

Além disso, não deixe de conferir estes outros conteúdos!

Sair da versão mobile