Comprar em uma loja de confiança pode ser um fator decisivo para que você encontre um bom veículo. Além disso, é menos provável que você compre gato por lebre.
A capa vende
Você inconscientemente antes de entrar em uma loja e se propor a gastar seu dinheiro, vai analisar esteticamente a aparência da loja. Parece bobagem, eu sei. Entretanto, os aspectos como iluminação, limpeza, moveis bem dispostos e funcionários uniformizados e apresentáveis dão maior credibilidade a loja. Pois entende-se que uma loja séria quer transparecer isso e consequentemente atrair bons clientes. Uma loja que se preocupa com a qualidade, é uma loja que dificilmente tratará seus clientes de qualquer forma.
A reputação de uma marca pode definir se ela se consolidará ou andará aos trancos e barrancos, até entregar as cartas. Mas o que quero que você entenda, é que uma loja séria demonstra uma série de sinais, que garantem ao consumidor uma maior segurança ao adquirir seu bem tão sonhado.
Registros
Uma loja de procedência segue uma sequência de registros, para documentar sua seriedade e competência. Comecemos por CNPJ, um dado fundamental. A loja que possui seus dados em dia e contribui com impostos corretamente, deixa transparecer suas informações. É clara nas suas documentações, não obstruindo seus dados. Consequentemente, costuma deixar tudo de forma cristalina, demonstrando seus deveres e direitos na negociação. Nada é deixado por subentender, é preto no branco. Analise a credibilidade da sua loja, faça perguntas pontuais, pesquise nos órgão públicos como por exemplo, se a inscrição jurídica está em dia e se possui muitas reclamações em órgãos públicos. É natural que não agrade todo mundo, entretanto, isso deve ser uma exceção. A maioria deve recomendar o lugar que você pretende comprar. E a falta de reclamações é um bom sinal.
Procure na internet sua loja antes de fechar negócio, veja se é fácil de localizar nos meios de pesquisa. Siga nas redes sociais, acompanhe a frequência de publicações e os comentários. Uma loja de procedência costuma querer estar visível, e não teme comentários.
Burocracia é bom sinal
Eu sei que você olha a palavra e até sente náuseas, mas calma, um pouco dela é bom sinal. Ter garantias, análise de dados e um arquivo dos clientes é algo básico. Estranhe se a loja pede pouco ou nenhum documento. Empresas sérias costumam querer que tudo seja transparente, até mesmo para se protegerem de inconvenientes futuros. Pedem cópias de documentos, alguns autenticados em cartório e algumas assinaturas. Contam com contrato de compra e venda, além de ter sua logo e marca na nota fiscal e documentos. Boca a boca nunca é um bom sinal.
Imagine você, que uma loja de veículos precisa gerenciar seus rendimentos, estoque, anúncios, documentação em fim. Uma série de detalhes, que nos dias de hoje precisam ser automatizados e cuidadosamente organizados. Analise do começo ao fim do processo de venda, veja se a loja possui um sistema gerenciador. Parece um detalhe pequeno, mas faz muita diferença. Pergunte com curiosidade sincera qual sistema eles usam, se é bom e etc…, a fim de pesquisar se a empresa se preocupa em organizar seus dados em um banco de dados seguro. Imagine, que daqui dois anos você precise da segunda via da sua nota fiscal ou o contrato. Contudo a loja não sabe como procurar. Um sistema, arquiva documentos importantes por códigos como seus documentos, para que esteja sempre acessível. Um bom sistema de gestão é mais importante do que você pode imaginar.
Pós vendas
Tenha em mente, que qualquer produto que você compre pode dar problema. Seja uma geladeira ou um carro. Por isso é de suma importância se informar sobre garantias. Se você tiver o azar de comprar um carro e eventualmente tiver problema, você não é único e isso não caracteriza que a loja em si é ruim. Tenha em mente que até mesmo as marcas mais famosas, as vezes precisam lidar com eventuais falhas. Como por exemplo, o que aconteceu com a Mercedes.
Mas o diferencial da loja, está em como poderá resolver essa situação para você. Procure se informar sobre o que a loja oferece de garantias, e se possível pedir um documento de confiança e compromisso. Nunca se esqueça de que a nota fiscal é o seu documento de compra mais importante. É o que comprova a sua compra, e o que te dá a segurança em um eventual processo. Carros zero quilômetros costumam dar até 3 anos de garantia, enquanto usados tem por lei até 3 meses de garantia.
Essas são algumas dicas fundamentais para se ver a credibilidade das lojas. Procure se informar bem antes de investir grande parte do seu dinheiro, não é difícil e não vai te tomar muito tempo se você seguir as nossas dicas.
Acompanhe-nos também nas redes sociais Facebook e Instagram.
Leia também: