Economia: 5 dicas de ouro para poupar combustível

Economia: 5 dicas de ouro para poupar combustível

Preço do combustível lá em cima, e você se descabelando com o rombo na sua carteira. Sim meu caro leitor, somos todos vítimas do mesmo usurpador. Contudo, separamos algumas dicas de ouro para que você consiga economizar combustível.

Não seja pé-de-chumbo

Gosta de correr? Saiba que isso não te ajuda em absolutamente nada. Comecemos pelas razões obvias:

  • Em primeiro lugar, você vai chegar no seu destino quase na mesma hora que o seu colega que dirige bem tranquilo.
  • Em Segundo lugar, você se expõe a um perigo totalmente desnecessário.
  • Em terceiro lugar, seu combustível consome 3x mais do que se você conduzi-se com mais calma.

A primeira marcha é a que mais consome, e só deve ser usada para sair da inércia ou em morros íngremes. Portanto, você não precisa cantar pneu quando sai do sinal 😉 Relaxe, além disso você não está empacando o trânsito e todos os seres humanos detém do mesmo tempo de resposta. Seja suave, tanto na condução quanto na troca de marchas. Evite ultrapassar os 3 mil giros do motor, quanto mais você forçar o motor maior será a necessidade de combustão e consumo. Ah, mas meu carro é automático! Mesmo assim, pegue leve, você não precisa esgoelar o carro.

Não se iluda

Se alguém já te disse que descer os morros em ponto morto economiza combustível, saiba que isso é um mito. Não, não funciona. Além disso, o sistema de injeção quando percebe o carro em movimento, continua queimando combustível para manter o veículo ligado. Contudo, se você quer economizar nas descidas, trabalhe melhor nas marchas.

Calibragem

Imagine você, que os pneus são os calçados do seu carro. E portanto quanto mais confortáveis, melhor seu carango vai andar. A calibragem deve ser feita toda semana, ou no máximo a cada 15 dias. Ela deixa seu carro mais leve, o faz andar mais macio, e como recompensa ele consome menos. Pneus murchos não absorvem corretamente o peso e consequentemente deixam o veículo mais pesado exigindo mais torque.

Conforto consome

O ar-condicionado é uma benção, e todos nós vamos concordar. Entretanto, tudo nessa vida existe o outro ponto de vista. O ar-condicionado é ligado diretamente ao motor, e considere que o consumo é maior em carros com menos cilindradas, que exigem mais do motor. O que vale é o bom senso, use somente quando for necessário.

Peso morto não ajuda

Se você é daqueles que costuma fazer do seu carro uma extensão da sua casa, saiba que isso não te ajuda.

Soma lógica: quanto mais pesado seu carro estiver, mais força ele terá de exercer para se locomover. Logo, mais força igual a consumo maior. Portanto, desapegue do que não é necessário. Entenda que no carro devem estar somente itens que você realmente necessita, seja o mais minimalista possível e verás que o seu consumo será menor.

E você conhece mais alguma dica de ouro? Nos conte seus segredos!

Não esqueça que o caro que você sonha está no site de anúncios mais completo de Santa Catarina.

Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Catarina Carros