Os carros elétricos têm tudo para ser o futuro do mercado automotivo. Um carro elétrico é um automóvel movido por um ou mais motores elétricos, usando energia armazenada em baterias recarregáveis. Se antes contávamos com apenas uma opção da categoria, agora já possuímos mais opções no mercado de elétricos.
No mundo todo, grandes montadoras como a Nissan, Chevrolet, BMW e Renault já têm seus carros elétricos em mercado. Contudo, entre os novos modelos que foram lançados, nenhum pode ser considerado acessível.
O problema não é a exclusividade, já que veículos com essa estrutura são mais caros em todo o mundo. No entanto, aqui no Brasil o problema se agrava, devido à importação e impostos.
Ainda assim, estamos mais próximos da popularização de carros elétricos do que antes. Globalmente, a eletrificação é um caminho sem volta, mas não é um caminho excludente.
No Brasil, o segmento de carro elétrico começou a surgir com iniciativas empresariais e governamentais, incluindo empresas públicas e privadas.
Dessa forma, concessionárias de energia elétrica e de rodovias, transportadoras de encomendas, os Correios, polícias militares, guardas municipais, Itaipu Binacional, prefeituras, entre outras entidades, começaram a receber carros elétricos para seus serviços, sendo depois expandido para taxistas e serviços de compartilhamento público-privado.
Por aqui, temos um histórico recente bem bacana para entender esse mercado, que começou muito tímido.
Contudo, identificamos dois tipos de consumidores, aquele executivo que trabalha em uma empresa sustentável e quer passar uma mensagem para a sociedade e os que querem um carro diferente e adoram tecnologia.
A evolução dos carros elétricos
Hoje em dia, com a tecnologia mais acessível e com o preço alto do combustível, os carros híbridos e também os totalmente elétricos podem finalmente se tornar realidade para a sociedade.
A Qualcomm, fabricante de micro-processadores para smartphones e tecnologias embarcadas, incluiu a tecnologia Qualcomm Halo nos Safety Cars da Fórmula E, permitindo que eles possam ser recarregados automaticamente, sem necessidade de cabos.
Diante disso, nos últimos meses houve no Brasil uma sequência de lançamentos de veículos elétricos e híbridos.
Portanto, também aumentaram as instalações de postos de recarga de energia, movimento visto como aviso das fabricantes de que o país não ficará de fora da onda de eletrificação que ocorre mundo afora.
Contudo, os preços dos modelos ainda limitam as vendas e a participação desse segmento no mercado, que deve seguir restrita por algum tempo.
Veja a seguir, os preços e alguns modelos de carros elétricos.
Preço dos carros elétricos e os modelos a venda
Apesar do esforço por parte das montadoras e das companhias energéticas, o presidente da Bright Consulting, Paulo Cardamone, ressalta que os preços dos modelos 100% elétricos à venda aqui no Brasil, devem ficar entre R$ 154 mil e R$ 450 mil.
Isso, corresponde a uma faixa de consumo de no máximo 10% do mercado total de veículos.
Segundo Cardamone:
Ele não acredita que todos os compradores de diferentes tipos de veículos a combustão nessa faixa de preço irão migrar para elétricos e híbridos no curto prazo, afirma.
Para ele, modelos com essa tecnologia continuarão sendo um nicho restrito de mercado e seguirão sendo importados, pois não há previsão de se chegar a uma escala de vendas que justifique a produção local.
Já os modelos híbridos, com um motor a combustão e outro elétrico, tendem a ter melhor performance no mercado brasileiro, principalmente aqueles que custam entre R$ 125 mil e R$ 180 mil.
Veja 12 opções de carros elétricos no Mundo e no Brasil que já estão à venda e as que chegarão às lojas por aqui em breve.
- 1. JAC iEV40
- 2. JAC iEV20
- 3. Renault Zoe
- 4. Chevrolet Bolt
- 5. BMW i3
- 6. Nissan Leaf
- 7. Chery Arrizo 5e
- 8. Jaguar I-Pace
- 9. Tesla Model S
- 10. E.COTECH4
- 11. Volkswagen e-Golf
12. Kia Soul EV
Tecnologia empregada no carro elétrico
Para os motoristas, o grande atrativo dos elétricos são a ausência de ruído do motor e a economia com relação a gasolina. De acordo com alguns especialistas, um motor elétrico tem rendimento acima de 90%, muito maior que o motor de combustão interna, que possui cerca de 50% de rendimento.
Contudo, como não possui um motor a combustão, os carros 100% elétricos não correm o risco de a chamada “pane seca”, que é quando o carro para por falta de combustível.
Entre outros itens, um carro elétrico também não possui radiador, catalisador, bomba de água, além de não precisar realizar as trocas de óleo, velas do motor, filtro de combustível e do óleo e correia dentada.
Recarga do carro elétrico
Outro desafio dos carros elétricos é aprimorar o tempo e a oferta de opções de recarga.
Nos Estados Unidos e na Europa, já existem dispositivos especiais que recarregam 80% da bateria em 30 minutos. Não é instantâneo como encher um tanque, mas é rápido o suficiente para reabastecer enquanto se faz um lanche por exemplo.
No entanto, alguns países estão empenhados em expandir a infraestrutura de recarga.
Nos Estados Unidos já são mais de 10 mil recarregadores. Em Londres, a prefeitura implementa uma rede pública e subsidia a instalação em residências e empresas. Em Israel, um programa testa outra saída: em vez de recarregar a bateria, os motoristas vão a estações onde podem trocar a sua pilha fraca por uma cheia em cerca de 5 minutos, apenas.
Contudo, em breve, os proprietários de veículos elétricos poderão entrar em um posto de combustível, ligar o carro, entrar na loja de conveniência e, em 5 ou 10 minutos, sair com a bateria do automóvel completamente carregada.
Painel solar para carros elétricos
Uma start-up australiana (EVX Ventures), desenvolveu o modelo The Immortus 100% elétrico, ele tem um visual futurista, possui espaço para duas pessoas e promete muita autonomia, podendo ser dirigido por um dia inteiro, se mantida uma velocidade média de 60 km/h, sem necessidade de parar.
Para isso, o modelo conta apenas com uma pequena bateria com capacidade de 10 kWh, já que possui um painel solar que a recarrega enquanto o carro é dirigido ou está parado sob o sol.
Esses painéis solares são montados nos tetos ou capôs dos veículos, e os veículos equipados com painéis solares terão a capacidade de recarregar cerca de 60% da bateria interna em um dia com bastante sol.
No entanto, muito mais próximo da realidade, as montadoras Hyundai e Kia, decidiram instalar painéis solares em alguns modelos de carros. Com isso, as montadoras planejam lançar seus veículos elétricos a partir de 2020.
7 Vantagens do carro elétrico
1ª Vantagem: manutenção
Os motores elétricos não possuem centenas de peças móveis nem troca de óleo, água, ou correias. Nem caixa de marchas, diferencial ou cardã. Tem uma única peça móvel. E não ferve…
2ª Vantagem: menos poluentes
Não polui, mas a produção de energia elétrica nem sempre é das mais limpas. Quem o defende alega que, na pior das hipóteses, a poluição é deslocada dos centros urbanos para o campo.
3ª Vantagem: prático
Não tem o enorme espaço roubado por motor e transmissão, sobrando muito mais para passageiros e bagagem.
4ª Vantagem: eficiente
Nem se compara a eficiência do elétrico (95%) com o motor a combustão (35%), que já deveria ter virado peça de museu há tempos.
5ª Vantagem: custo por km
Cerca de três vezes mais eficiente, reduz o custo do km rodado.
6ª Vantagem: desempenho
Torque total desde que se encosta o pé no acelerador. Pode ter tração integral sem o peso nem o espaço ocupados pelo eixo cardã dentro de um túnel: um motor no eixo dianteiro, outro no traseiro. E centro de gravidade lá em baixo pois as baterias ficam sob o assoalho.
7ª Vantagem: opções de fontes de energia
A corrente elétrica não necessita de pesadas baterias: pode ser gerada no próprio carro por uma célula a combustível, alimentada por hidrogênio ou outro combustível (liquido ou gasoso) do qual se extrai o H2. Ou ter geração limpa: eólica, solar, biomassa ou hidroelétrica.
7 Desvantagens do carro elétrico
1ª Desvantagem: baterias
Estão em processo de desenvolvimento mas ainda pesadas, caras e de reciclagem complicada.
2ª Desvantagem: emissões de gases poluentes
O elétrico roda limpo, mas a produção de baterias e sua recarga podem gerar emissão de CO2. O que depende de como se gera energia elétrica no país: na China e na Alemanha, por exemplo, parte dela ainda vem de usinas de carvão.
3ª Desvantagem: autonomia
Desde os primeiros elétricos, no início do século XX, este problema ainda não foi bem resolvido. A autonomia dos carros eléctricos situa-se normalmente entre os 100 km e os 200 km, o que em certas situações é baixo.
4ª Desvantagem: recarga
As baterias demandam horas para serem completamente recarregadas. Ao contrário do combustível líquido.
5ª Desvantagem: pontos de recarga
Este ainda é um ponto desfavorável: onde instalar o equipamento de carga rápida? E quem não tem garagem em casa? E numa viagem, quando existirão suficientes pontos de recarga rápida na estrada?
6ª Desvantagem: investimento inicial
O carro elétrico tem um custo a mais que o convencional pois as baterias ainda são muito caras.
7ª Desvantagem: opções
Ainda são poucas as opções e fabricantes de carros elétricos para o consumidor.
Por fim, vimos que já é uma realidade o crescimento do mercado de carros elétricos, com novas tecnologias, pesquisas, investimentos e financiamentos para estes modelos.
Mas ainda vai demorar um pouco para você esquecer o posto de combustível e reabastecer na tomada de casa.
Nós, do Catarina Carros, estamos sempre à disposição para ajudá-los com os melhores conteúdos.
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