Como identificar um Carro Bomba
Existem bons e maus vendedores. E os maus costumam maquiar defeitos que você só irá descobrir mais tarde. Não caia no golpe! Saiba como identificar um carrobomba.
Tipica frase de vendedor: “carro novinho dono quase não usava. Pode ficar tranquila é quase um zero quilometro.” Eis que dois meses depois seu carro não sai da oficina, e você descobre que de quase zero quilômetros não tem nada.
A fala comumente utilizada por logistas mal intencionados, que fazem um uso excessivo de elogios para disfarçar erros e defeitos graves para vender. E pode facilmente acabar com suas noites de sono. Para tanto a melhor saída é sempre levar em uma vistoria cautelar ou no seu mecânico de confiança antes de finalizar a compra.
Mas calme, existem formas de se prevenir de tais “enganos” e evitar muita dor de cabeça.
Adesivos não tão legais
Esse truque é mais recente, fazer o envelopamento fosco para dar aquela estilizada na caranga pode nem sempre ser somente estilo. O truque pode ser usado para disfarçar arranhões, desgastes na pintura e até enferrujados.
Além disso, os conhecidos “bomber sticks” que são adesivos multicoloridos, colados em somente algumas partes dos veículos. São o pesadelo de quem buscar ondulações e amassados na lataria. Desconfie, quanto mais rodado, maior a chance de ser usado justamente para disfarçar defeitos.
Retornando do passado era muito utilizado nos anos 70. Principalmente quando era vendido como opcional no teto do Chevrolet Opala e muitos aplicavam depois para disfarçar capotamento.
Pó nada mágico
Câmbio que arranha nas trocas de marchas, requer conserto que geralmente custa caro. Antes de revender o modelo, alguns vendedores colocam o pó de serragem para mascarar o barulho. Embora o câmbio fique um pouco duro, o barulho será contido nas trocas de marcha.
Óleo mascarado
Essa é difícil de descobrir. Quando o motor começa a perder compressão ou dando indícios de vazamento, pedindo uma retífica, ha um truque utilizado difícil de detectar.
É colocado no motor óleo lubrificante mais viscoso que o previsto no manual do proprietário. Muitas vezes óleo de caminhão é usado com essa função. A ideia é preencher as folgas internas e evitar que o lubrificante suba para a câmara de combustão, o que geraria uma fumaça preta ou azulada.
Neste caso, você precisaria ter ouvido de maestro para tentar detectar pequenas batidas diferentes no motor, que parecem levemente um tec-tec-tec de motores diesel.
Borracha disfarçante
Antigamente, na década de 80 era usado no porta malas dos automóveis uma tinta chamada quantil. Era usada como material fonoabsorvente.
Contudo, se você encontrar um carro com esse material desconfie. Pode ter sido utilizado para disfarçar soldas ou outros consertos feitos na lataria.
Reboco caprichado
Se o carro é velho e tem a pintura muito brilhante, estranhe. Existe um truque para disfarçar arranhões, utilizando cera colorida que você só irá descobrir ao mandar lavar o carro na próxima vez.
Procure por arranhões, a cera sai facilmente com um lenço.
Motor limpinho
Para mascar vazamentos em motor, é comum mandar lavar o motor para que pareça novo e não apareça as manchas de vazamento. Prefira um carro com o motor sujo que revele que nunca foi aberto.
Aliás, nem é aconselhável pelas montadoras lavar o motor, pois a água pode contaminar e danificar componente eletrônicos.
Contador de histórias
Como falamos anteriormente, é possível adulterar o hodômetro dos veículos. De acordo com uma pesquisa feita pelas seguradoras, o brasileiro roda em média 15.000 km ao ano. Portanto se o carro tiver quatro anos e menos de 50.000 km desconfie.
As fábricas não admitem, mas os hodômetros são facilmente alterados. Geralmente por laptops que enganam o módulo de injeção eletrônica, apelidados pela polícia de “chupa-cabras”.
Conforme mencionamos, a melhor forma é comparar com o manual do proprietário e verificar a quilometragem das últimas revisões. Outra forma é levar em uma concessionária e convencer um funcionário a passar scanner oficial da marca, que pode revelar a quilometragem real do veículo.
Mas vale lembrar que é uma cortesia da concessionária, não uma obrigação.
O que os olhos não vêem…
Para ocultar os rangidos da suspensão, alguns lojistas para disfarçar passam na parte inferior da carroceria fluido de transmissão automática outro tipo de óleo. Antes de finalizar o negócio, solicite para colocar o veículo em um elevador para analisar.
Manchas de óleo não são bons indicativos, visto que esses fluidos contaminam todas as borrachas e além disso, podem atacar as buchas e as mangueiras de freio.
Disfarçando…
O modelo que você quer comprar esta com os detalhes em couro novinhos, inclusive no volante? Mal sinal: um automóvel com mais de três anos de uso não pode ter peças que parecem ter acabado de sair da loja. Pois o couro se desgasta com certa facilidade no contato constante da mão com essas peças. Pode até ser uma estratégia para disfarçar a quilometragem adulterada.
Esperamos que você nunca passe por isso, mas saiba que alguns dos itens listados acima é crime. Contudo, prevenir é melhor do que remediar.
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