Manutenção do carro: quais cuidados você deve ter todo mês para seguir cuidando do seu carro

Manutenção do carro: quais cuidados você deve ter todo mês para seguir cuidando do seu carro

Ter certos cuidados com seu veículo pode fazer com que a durabilidade dele seja maior, e consequentemente seja seu parceiro por um bom tempo. Um carro é o sonho da maioria dos brasileiros, um bem tão sonhado e com suor conquistado. Portanto, é importante fazer a manutenção do carro sempre que possível para valorizá-lo o máximo que puder.

Pensando nisso, e em quais cuidados você deve ter todo mês para seguir cuidando do seu carro, elaboramos este artigo. Nele, reunimos as melhores dicas de cuidados com o carro para mantê-lo conservado e valorizado. Confira!

1. Para uma boa manutenção do seu carro Verifique os Freios

Este item é para você dar uma conferida periodicamente, no líquido de freio. Caso você note que está abaixo do indicativo do reservatório, atente-se a um possível vazamento. Contudo se nada for visto, pode ser que seja o desgaste natural das pastilhas e discos de freios.

Para uma boa manutenção do seu carro Verifique os Freios
Neste caso leve ao seu mecânico de confiança para uma análise mais a fundo.

2. Sempre que necessário substitua a Correia Dentada

Basicamente, a função da correia dentada é a de manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo comando de válvulas. Além disso, ela deve ser trocada a cada 50.000 km por causa de desgaste natural. A Correia Dentada é um dos itens mais importantes que devem ser vistos, pois a quebra pode tragicamente acabar com o seu motor.

Sempre que necessário substitua a Correia Dentada para manter a manutenção do carro em dia
Outra dica muito importante, é a de que quando se compra um veículo seminovo ou usado, é trocar imediatamente independente da quilometragem.

3. Revise os Pneus do carro

A principal preocupação com os Pneus é o desgaste. Analise os seguintes itens:

  • Se você notar uma parte mais gasta no centro da roda, é sinal de que a calibração está acima da indicada pelo fabricante.
  • Contudo, se o desgaste for maior nas laterais é porque a calibragem está abaixo do recomendado.
  • Mas, se o desgaste estiver especificamente do lado interno ou externo mostra a necessidade de alinhamento da suspensão

Contudo, a calibragem correta evita desgastes precoces e também ajuda na economia de combustível. Procure fazer periodicamente e com o veículo frio, geralmente a cada 15 dias. Para saber a calibragem ideal, recorra ao manual do proprietário.

Não se esqueça também do estepe

os cuidados com o pneu do carro: calibre os pneus e estepe.
Percebe-se que o principal cuidado com os pneus deve ser a calibragem regular, dentro dos parâmetros adequados, indicados no manual do veículo, incluindo o estepe.

4. Mantenha a Bateria saudável

Embora as baterias sejam seladas e não necessitem mais de adição de água, ainda precisam de uma certa manutenção. Então, analise mensalmente se os os cabos estão limpos, sem zinabres, e bem fixados aos polos da bateria.

Manutenção e cuidados com a bateria são importantes
Este Item é indispensável e de suma importância para o funcionamento de todo o sistema elétrico/eletrônico do carro, a bateria armazena toda a energia gerada pelo alternador.

5. Troque o Óleo regularmente

Um dos itens de suma importância na análise mensal, pois é ele que lubrifica as partes móveis do motor e evita quebras gerando o perfeito funcionamento do sistema.

Antes de tudo, com a vareta do óleo você analisa a quantidade e o estado do óleo, isso você deve realizar visualmente, com o motor frio e em uma superfície plana. Então, se estiver abaixo, você pode pedir a troca no seu mecânico de confiança ou em postos de combustível autorizados, aproveite e já peça para verificar possíveis vazamentos também.

Manutenção do carro: verifique o óleo todo mês
Siga de acordo com o manual do proprietário, que diz o tipo e periodicidade da troca. Caso você ignore isto, haverá falhas na lubrificação interna e avarias profunda no interior do motor.

6. Sempre verifique o Sistema de Arrefecimento

O sistema de arrefecimento ou refrigeração é o sistema que controla a temperatura nos motores a explosão. É basicamente o sistema responsável pela refrigeração motora do veículo. Contudo, se estiver com problemas, isso pode aumentar o consumo de combustível e na pior das hipóteses danificar itens como a junta do cabeçote.

Portanto, verifique semanalmente o nível de água no reservatório de expansão, respeitando sempre os limites mínimos e máximos indicados.

No entanto, se o abastecimento for muito frequente, procure seu mecânico de confiança para uma análise mais detalhada.

Manutenção: quais cuidados você deve ter todo mês
Como dica: evite postos de combustível pois costumam usar produtos adulterados.

7. Cuidados com o motor

Manter os cuidados com o motor é uma das partes mais essenciais de qualquer veículo, e seu bom funcionamento é essencial para um bom desempenho do automóvel.

Por isso, fique atento a quaisquer alterações, barulhos estranhos e emissão de fumaça, entre outros: assim, você conseguirá diagnosticar precocemente caso o seu motor esteja com problemas.

Portanto, quanto antes você descobrir as reais condições de seu motor, menor deverá ser o prejuízo com reposição ou reparo de peças.

Assim sendo, um automóvel bem-cuidado tem um desempenho melhor, gasta menos energia e pode poupar o motorista de grandes prejuízos, além de ter bom valor de revenda.

Então, não deixe de levar o veículo para todas as revisões recomendadas, a cada seis meses, em média. É melhor prevenir do que remediar, e poderá se preservar de grandes prejuízos com problemas descobertos tardiamente.

Contudo, é mais fácil manter um veículo em boas condições do que correr atrás do prejuízo depois que o estrago estiver feito.

Gostou da leitura? Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Classificado de veículos catarinacarros.com.br

Catarina Carros