Você adquiriu um carro financiado e está com dificuldade para quitar as parcelas? Provavelmente é hora de negociar essa dívida para sair do vermelho antes que ela se torne uma bola de neve, evitando assim a perda do seu automóvel. Outra possibilidade de se livrar da dívida do veículo financiado é fazer a venda dele com a opção de transferência. Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre este tema tão importante.
Com tantas opções de veículos no mercado, encontrar o carro ideal para as suas necessidades é o sonho da maioria dos consumidores.
Muita gente procura por carros com dívidas de financiamento quando pensam em adquirir um novo veículo. Afinal, é possível apontar algumas vantagens deste tipo de compra, quando comparado às compras convencionais, onde todo o veículo é financiado pelo comprador.
Mas, da mesma maneira, é necessário que você tome algumas medidas de precaução. E a melhor forma de fazer isso é justamente tendo acesso a todas as informações necessárias para este tipo de processo.
Por isso, criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre carros com dívidas de financiamento. Com isso, você poderá tomar uma decisão mais assertiva diante da sua possível compra, evitando problemas que poderiam atrapalhar o seu dia a dia financeiro.
Como funciona o processo de compra de carros com dívidas de financiamento?
O processo pode ser simples ou também pode ser um pouco demorado, por conta da sua burocracia.
Mas, com calma tudo é possível.
Você financiou um carro e agora já está pensando em trocar de veículo? Será que isso é possível?
Apesar das respostas serem simples para essas perguntas, é muito comum encontrar titulares de financiamentos auto com dúvidas em relação ao assunto.
Contudo, é possível sim fazer a troca do carro financiado e existem mais de uma forma de realizar esse procedimento.
O interesse pela troca do carro financiado é um fato muito comum ao longo do contrato. Isso ocorre, principalmente, porque nessa modalidade de aquisição costuma-se optar por contratos mais longos, de 3 a 5 anos. Com tudo, nesse período, o titular pode acabar querendo trocar de carro — seja por um mais novo, ou seja por outro modelo.
Veja como funciona o processo de compra de carros com dívida de financiamento:
- O comprador do veículo precisará levar até a financiadora o comprovante de renda, o comprovante de residência e algum documento de identificação oficial.
- Juntamente do vendedor, o comprador irá solicitar a transferência da dívida.
- A partir disso, a credora fará uma análise de risco do possível comprador. Esta análise é uma forma de “garantir” que a dívida será de fato quitada pelo novo comprador.
- Assim que a transferência for efetuada, é necessário que seja elaborado um contrato que especifique o prazo para que o veículo seja, de fato, transferido. Além de especificar as responsabilidades de ambos os lados da compra e venda.
- É preciso, além disso, reconhecer em cartório o contrato, para que o mesmo realmente tenha validade.
- Por fim, é necessário confirmar a transferência da dívida, diretamente na credora.
Como transferir o carro financiado para outra pessoa detalhadamente
Para passar o financiamento de um veículo para outra pessoa é preciso seguir alguns passos específicos que vão garantir que, do começo ao fim, tudo seja feito da maneira correta.
A grande vantagem de você seguir esses passos é que você evitará problemas para você e para a outra pessoa e esses passos incluem:
- Comunique o credor
Se você pretende passar a dívida para outra pessoa, então nada mais natural do que permitir que o credor saiba que outra pessoa deverá ser cobrada, certo? Por isso, entre em contato com o banco ou instituição financeira, fale sobre o desejo de passar o financiamento de veículo para outra pessoa e informe sobre o novo candidato.
- Aguarde a avaliação de crédito
Diferentemente de muitas situações da vida cotidiana, o credor não vai aceitar a nova pessoa como devedora apenas porque recebeu uma boa indicação é no caso, a sua. A segurança do crédito ainda é importante e, portanto, o credor vai avaliar o crédito da pessoa que está se candidatando a se tornar a nova devedora.
- Receba a resposta do credor
Depois de alguns dias, o credor vai informar se a outra pessoa está apta ou não a assumir o financiamento. Se ela tiver muitas dívidas ou um histórico de pagamentos ruim, por exemplo, o credor vai negar a transferência e ele tem todo o direito de fazer isso.
Nesse caso, você vai precisar encontrar outra pessoa ou então se desfazer do seu financiamento antes que sua situação se complique.
- Faça a transferência
Se a outra pessoa possui um bom histórico de crédito e boa capacidade financeira, entretanto, o credor provavelmente aceitará a proposta de repasse do financiamento de veículo.
Com o sinal verde, você e a outra pessoa deverão realizar a transferência de modo a deixá-lo livre do pagamento das parcelas e de qualquer obrigação com o veículo. Geralmente isso inclui o pagamento de algumas taxas e tarifas, tudo deve ser observado e acordado antes.
Ao final, a outra pessoa terá assumido o financiamento e você estará com o orçamento desonerado.
- Agora é o momento de realizar a transferência
Passar o financiamento de veículo para outra pessoa nem sempre é desejável a menos, é claro, que você tenha ganhado um carro e não precise mais do financiamento.
Apesar disso, é uma atitude necessária em alguns momentos para proteger a sua vida financeira de rombos no orçamento.
Sendo assim, se você estiver com dificuldades para pagar o financiamento, e seu orçamento já não parece render o mesmo do que antes ou mesmo se uma parcela já está atrasada, repassar o financiamento pode ser a melhor opção.
É confiável assumir o carro financiado de outra pessoa?
Primeiramente, é necessário dizer que isso depende muito da relação entre as partes envolvidas na negociação e também do nível de confiança estabelecido entre elas. A melhor opção, de qualquer maneira, é buscar alternativas como a quitação total ou transferir o veículo.
Caso a pessoa que ficou responsável pelo financiamento mude de cidade, por exemplo, ou o contato com ela seja perdido, existe a chance de você nunca conseguir fazer a transferência do veículo. Isso faz com que haja muitos riscos de você perder seu carro, ainda que toda a dívida esteja paga.
Outro problema o caso de óbito. Suponha que a pessoa que financiou o carro venha a falecer. O bem, nessa situação, vai para o inventário.
Por ser uma operação sem valor legal, fica extremamente difícil provar que você assumiu o financiamento.
Que tal juntar um dinheiro e tentar negociar o pagamento à vista?
Entendemos que a necessidade de ter um carro está cada vez maior, considerando as nossas rotinas corridas e todas as questões de mobilidade urbana.
Mas uma das maneiras mais seguras para não correr nenhum risco de se incomodar com veículos já financiados é tentar negociar com o vendedor o pagamento das parcelas em um único valor.
Diversas instituições financeiras oferecem descontos, muitas vezes altos, para que o responsável pelo financiamento pague a dívida pendente em uma única parcela.
Essa opção super atrativa pode ser uma ótima maneira de negociação do comprador com o atual proprietário do veículo.
Caso você possua um dinheiro guardado, tente conversar com o vendedor para que ele elimine as parcelas utilizando o dinheiro da compra. Dessa maneira, o banco passará a posse do carro para ele em definitivo e ele conseguirá realizar a transferência do veículo para o seu nome.
Esperamos ter lhe auxiliado a entender como funciona a compra de carros financiados e como transferir para outra pessoa.
Gostou da leitura? Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.
Inclusive, se você estiver procurando um carro ou querendo fazer uma simulação de financiamento, vale muito a pena conferir os nosso site Catarina Carros, nele você pode pesquisar a compra ou a venda do seu carro. Quem sabe o seu novo carro não está aqui!
Leia também:
- Carros de repasse: o que é e como funciona o repasse de carros?
- O que é necessário para financiar um veiculo?
- Melhores carros para família com espaço interno grande
E não esqueça de acompanhar o portal de carros mais completo de Santa Catarina.👈