Chave Digital na Indústria Automotiva: Smartphones para destrancar e ligar carros

Chave Digital na Indústria Automotiva: Smartphones para destrancar e ligar carros

Tranquei a chave dentro do carro, e agora o que fazer? A possibilidade de transformar um Smartphone em uma chave digital para carros já é uma realidade. Continue aqui que te explicamos melhor.

Perdeu a chave do carro? Essa pergunta é mais frequente do que você imagina.

A chave tem uma história bem interessante, assim como o carro sofreu evoluções em seu formato, tamanho e designer as chaves também.

Durante o período da Renascença, no século XV, Leonardo Da Vinci, pintor e inventor Italiano esboçou um projeto de um triciclo movido a corda que seria o primeiro automóvel.

Porém, a ideia nunca saiu do papel. Em 1769, o engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot aperfeiçoou a máquina a vapor e a transformou em uma Carruagem movida a Vapor, uma das primeiras versões que viria a ser o automóvel.

No começo do século XX, o carro era uma realidade e para dar a partida em seus motores era preciso acionar uma manivela. O carro ficava sem proteção nenhuma, qualquer pessoa poderia levá-lo, a chave era uma “Manivela”.

A primeira chave foi inventada em meados de 1910. A chave bloqueava o circuito elétrico da ignição, que acompanhava a adoção da partida elétrica nos veículos.

Nos anos 60 era comum ter duas chaves do carro. Uma era para abrir as portas e outra para ligar o motor.

No final dos anos 60 as fábricas e seus engenheiros pensando no futuro e na praticidade, começaram a fabricar carros com uma única chave e várias funções; Destravar as portas, abrir o tanque de gasolina e dar a partida no motor.

A história da evolução da chave na Indústria Automotiva começa nos anos 90, surgiram os primeiros sistemas de chave presencial e o sistema de telecomando para destravamento das portas.

A Evolução e Tipos de chaves

Com a evolução no formato, designer e tecnologia dos carros a chave deixou de ser apenas um acessório e virou símbolo de segurança e status.

A tecnologia adicionou desenhos mais sofisticados, tornou mais seguro e difícil o roubo do carro com sistemas de codificação.

Uma das primeiras chaves com sistema de telecomando foi a chave canivete. Com um desenho elegante,  traz a lâmina metálica dobrável para torná-la mais compacta e botões para destravamento das portas.

chave canivete

Foi incorporada a chave canivete a tecnologia de chave presencial. Tecnologia esta que dispensa a necessidade de tirar a chave do bolso para abrir e fechar o veículo e/ou dar a partida no motor. Usa radiofrequência para ser reconhecida pelo veículo.

Com tantos modelos, formatos e tecnologia presente nas chaves, o setor criou um nicho para esse mercado. A  Noble Key, empresa Alemã, especializada em personalizar chaves, é o maior exemplo neste segmento. Com pedidos dignos de uma Rainha a Noble Key , estiliza chaves em ouro e pedras preciosas.

Estilização de chaves de carro tem um mercado forte dentro do setor. Uma simples troca de cor, a pedidos extravagantes.

O Futuro: Smartphones como chave digital

Smartphone em uma chave digital para carros
A possibilidade de transformar um Smartphone em uma chave digital para carros é uma realidade.

Usando o Android Auto wireless, consumidores vão poder usar chaves digitais seguras como forma de abrir e fechar portas ou até mesmo iniciar o motor de veículos compatíveis.

O Android 13, a versão mais atual do sistema operacional da Google para smartphones, apresenta recurso de Pareamento Rápido (Google Fast Pair), funcionalidades para bloqueio e desbloqueio remoto de dispositivos e adições voltadas para aprimorar a integração entre Android e PCs.

Wear OS, anteriormente conhecido como Android Wear, é a versão do sistema operacional Android, da Google, tecnologia que promete desbloquear e acessar notebooks da companhia, smartphones ou tablets quando estiverem por perto.

Wear OS, anteriormente conhecido como Android Wear

Funcionalidade similar será levada para alguns modelos de automóveis. Hoje, já contamos com  a integração de telefones da Samsung e da linha Pixel para bloquear, desbloquear e ligar veículos da BMW habilitados com essa tecnologia. Até o fim de 2022, a Ultra Wideband (UWB) deve elevar esse patamar para facilitar isso ainda mais.

O Google promete levar esse recurso de chaves digitais para mais telefones e veículos equipados com Android ainda este ano, mas não estipulou uma previsão nem quais montadoras podem ser beneficiadas.

Não será necessário nem tirar o smartphone do bolso para acionar a chave digital

Só de estar com o seu aparelho, o carro já será destrancado e poderá ser ligado. Se precisar emprestar o veículo para outra pessoa, será possível compartilhar, com segurança e remotamente, a chave digital exclusiva para alguém.

Digital Key app da Samsung permite destrancar remotamente carros das marcas Audi, BMW, Ford e Genesis. A chave digital UWB funciona nos modelos da Samsung compatíveis com a tecnologia ( Galaxy S21 Plus, S21 Ultra, Note 20 Ultra, Galaxy Z Fold 2 e Fold 3 ).

Apple Car Key , serviço disponibilizado pela Apple que suporta chaves digitais de carro, permite que você possa usar seu Iphone ou Apple Watch para desbloquear seu carro, usando NFC ou, no iOS 13 e 14, com expansão para o sistema também no iOS 15.

A maioria dos carros modernos suporta entrada sem chave – você só precisa ter a chave no bolso – e muitos suportam partida e direção sem chave.

Car Connectivity Consortium ( CCC )
Car Connectivity Consortium ( CCC ),

Consórcio do qual são membros do  conselho Apple e BMW – ao lado de General Motors, Honda, Hyundai, LG Electronics, Panasonic, Samsung e Volkswagen.

CCC, destaca que vários fabricantes oferecem suporte a funções de chave digital por meio de seus próprios aplicativos, é importante que haja padronização.

Mercedes, Toyota, Ford e muito mais também são membros do CCC, então você pode esperar uma ampla participação no Apple Car Key no futuro.

O CCC também está analisando a próxima geração de chaves digitais de carro que usa tecnologia de banda ultra larga, com a BMW dizendo que o progresso nesse desenvolvimento está indo bem – o que se encaixa com a Apple.

Nós, do Catarina Carros, estamos sempre à disposição para ajudá-los com os melhores conteúdos.

Você gostou do nosso artigo? Quer dar alguma dica de conteúdo?

Então, não deixe de acompanhar as nossas postagens aqui do blog, e siga-nos no Facebook e Instagram pra ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Leia também:

Compra e venda de veículos catarinacarros.com.br

Marcelo Grillo