Ícone do site Blog Catarina Carros

Como calcular financiamento de veículos: 7 dicas infalíveis

como calcular financiamento de veículos

Saber como calcular financiamento de veículos é muito importante na hora de realizar aquele sonho de adquirir um veículo novo, seminovo ou mesmo usado.

Ter uma boa estratégia de pesquisa e saber fazer o cálculo corretamente facilita muito a vida de quem busca por um veículo e evita que se pague um valor muito alto no final.

Outro quesito para estar atento(a) é ao comprar um veículo seminovo ou usado.

Saber a procedência do veículo como histórico de recall, registro em leilões, débitos e infrações é muito importante para que não se pague um valor alto em um veículo que não condiz com o seu valor.

É devido a estas questões que você deve realizar consultas veiculares online para verificar todos os detalhes do histórico veicular.

Afinal, o que é um financiamento de veículos

O financiamento de veículos nada mais é do que um empréstimo concedido por uma pessoa ou uma empresa, seja ela pública ou privada.

Esse crédito é fornecido para quem deseja adquirir um veículo novo, seminovo ou até mesmo usado, mas que não tem dinheiro para comprar à vista ou pagar uma boa quantia.

Devido ao financiamento ser destinado a bens de alto valor, suas parcelas podem se estender por um longo período de tempo.

Isso faz com que tenha taxas e juros consideráveis a longo prazo, o que torna importante fazer uma pesquisa e saber como calcular financiamento de veículos.

7 dicas importantes para saber como calcular financiamento de veículos

Quando você decide adquirir um carro, você procura entender como calcular financiamento de veículos, e esse é um momento que podem surgir muitas dúvidas.

Dúvidas como essa ocorrem pelo fato de que calcular juros e taxas pode ser bastante confuso e você pode ser influenciado apenas por ofertas de taxas menores.

Entretanto, taxas menores nem sempre são a melhor escolha. 

Mas não se preocupe! Siga estas dicas que vão te ajudar muito na hora de realizar um financiamento para adquirir o seu veículo.

Entenda sobre o CET (Custo Efetivo Total)

Para saber como calcular financiamento de veículos, é muito importante estar ciente sobre qual é exatamente a taxa de juros de um financiamento ou operação financeira para não ter “surpresas” a longo prazo.

Algumas instituições financeiras podem aplicar taxas sobre diversos fatores, como aberturas de cadastros, seguros, dentre outros.

Entretanto, na maioria das vezes os valores adicionais dos juros aplicados sobre essas taxas não são citados na hora de assinar a papelada.

Para que o financiamento pareça mais atrativo, é de costume as agências informarem ao cliente, nesses casos, somente o valor principal da taxa de juros.

Por isso é muito importante estar ciente do CET (custo total efetivo), que é a soma de todas as tarifas que o cliente paga durante o financiamento.

Aprenda a calcular juros em um financiamento

Antes de tudo, para saber como calcular financiamento de veículos e saber qual a taxa de juros, é preciso estar ciente de qual é o CET.

Segundo a resolução n° 3.517 do Banco Central, as instituições financeiras são obrigadas a apresentar o Custo Efetivo Total CET para todos os contratos.

Entretanto, é muito importante estar ciente do CET durante toda a fase de pesquisa, muito antes de fechar qualquer negócio.

Isso porque quando consideramos todos os custos envolvidos na operação, aquelas instituições que apresentam taxas de juros mais baixas, nem sempre são as que apresentam maior vantagem.

É sempre importante estar atento às “letras miúdas” ao assinar qualquer contrato.

Quite dívidas anteriores para ter melhores taxas de juros

Para fazer uma qualquer operação de grande valor, o ideal é sempre estar com as contas em dia e com o nome limpo.

Estar com tudo em dia garante uma confiança muito maior da instituição financeira para com o cliente, o que pode garantir melhores taxas de juros.

Como calcular financiamento de veículos: conheça antes seu score

Se você procura saber como calcular financiamento de veículos, você deve ter em mente que além de estar com as contas em dia, deve estar atento ao seu score.

O score é uma pontuação usada pelas instituições financeiras nacionais para classificar o desempenho dos consumidores, determinando o nível de confiabilidade.

Essa métrica se aplica de acordo como o consumidor consegue manter as suas contas em dia, como no pagamento de boletos, contas, empréstimos, entre outros.

Tenha disponível seus comprovantes de pagamento

Um dos fatores que podem influenciar bastante na hora de fechar um bom negócio é a renda.

As instituições financeiras de modo geral confiam mais naquelas pessoas que possuem uma boa renda, (que seja comprovada).

Isso garante a instituição que haverá um maior comprometimento, assim como um risco menor do cliente se tornar inadimplente com aquele contrato.

Analise condições para dar uma boa entrada

Para saber como calcular financiamento de veículos, é interessante saber que uma boa entrada pode facilitar muito o procedimento por diversos motivos.

Quanto maior for a entrada, mais o valor do financiamento diminui, o que aumenta muito as chances de aprovação.

Com um valor de financiamento menor, consequentemente as taxas de juros serão ainda menores.

Outra vantagem é que após a aprovação, as parcelas restantes vão se tornando cada vez menores, quitando o financiamento em menor período de tempo.

Compare o preço em diferentes lugares

Realizar uma boa pesquisa sobre as taxas e os juros envolvidos no financiamento é muito importante se você quer saber como calcular financiamento de veículos.

Isso porque cada concessionária tem uma cláusula contratual específica, assim como taxas e juros diferentes uma da outra.

Devido a isso, é importante consultar mais de uma empresa para realizar o cálculo e chegar a uma boa proposta e tenha mais chances de fechar uma boa compra.

Conclusão

E aí? Entendeu como calcular financiamento de veículos?

Agora você já sabe que não basta olhar somente para a taxa de juros na propaganda ou no contrato da empresa.

Calcular o valor final do financiamento de um veículo envolve uma boa pesquisa e ter total conhecimento do CET para que você não saia no prejuízo sem perceber.

Ah! E lembrando que saber o histórico do veículo que você deseja também é muito importante para que se faça um bom negócio, como também para evitar dores de cabeça.

E fazer isso é muito rápido e descomplicado! 

Basta puxar o histórico para obter todas as informações daquele veículo que você está de olho.

Chega de ter dor de cabeça ao comprar um veículo usado. Adquira seu veículo com total segurança fazendo uma consulta veicular online!

Inclusive, vale muito a pena conferir os nossos conteúdos, para pesquisar mais informações sobre compra, venda, financiamento e tudo o que for necessário sobre veículos!

Gostou da leitura? Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Sair da versão mobile