Quando verificar balanceamento, alinhamento e cambagem do seu veículo?
Sempre te disseram que balanceamento e alinhamento devem ser feitos juntos? Saiba que não, e que a cambagem pode ser mais complicada do que aparenta. Entenda tudo sobre o assunto, e invista na sua segurança.
Bem grande você vê um cartaz anunciando uma promoção de balanceamento, alinhamento e cambagem por um preço combo amigável. E você fica entendido de que tudo é feito junto, e que cada um depende do outro. Contudo, muita calma nessa hora. São todos serviços distintos, e nenhum precisa ser feita em conjunto de outro.
Além disso, a cambagem é mais do que aparenta, pois mexe com parâmetros de construção do veículo. Você pode verificar, mas para fazer não deve ser em qualquer lugar. Vamos conversar um pouco sobre cada uma, e em que momento você deve procurar o serviço.
Jingle do balanceamento e alinhamento
É normal muitos pensarem que eles precisam ser feitos juntos, entretanto não necessariamente. Tudo depende de cada caso, é possível que o veículo precise do balanceamento para a correção de algum desgaste no pneu, mas não precise de alinhamento. O que acontece, é que quando se faz um, se analisa automaticamente a necessidade do outro.
Existe real necessidade?
É natural que o carro perca parâmetro de alinhamento e balanceamento com o decorrer do uso, especialmente se é muito usado e em estradas esburacadas (o que é comum no Brasil). Essas irregularidades causadas naturalmente, se não corrigidas ocasionam perdas de regulagens de sistema e desgastes.
Para que serve o balanceamento?
Pneus são feitos de borracha, e por isso podem ter alterações de diâmetro ocasionando trepidações que serão transmitidos pela suspensão ao volante. O balanceamento compensa essa variação com contrapesos de chumbo na banda de rodagem.
Qual o melhor momento de balancear as rodas?
Sempre que você trocar os pneus, ou realizar o rodízio. Outro fator é as quedas e buracos deformam e criam variações na borracha. Se o seu veículo tem trepidações excessivas acima de 30 km/l, é necessário dar uma conferida. Geralmente no manual do proprietário diz quando as verificações devem ser feitas.
E o alinhamento, como funciona?
Basicamente alinha a comunicação das rodas com a direção. Faz com que o volante fique centralizado, sem puxar para um lado. Além disso, o alinhamento sempre deve ser feito com os pneus calibrados.
Para saber o momento de fazer, pegue um reta a 20 km/l e solte as mãos do volante, caso ele puxe para esquerda ou direita é sinal de que precisa ser feito.
O que é cambagem?
Em termos técnicos, significa que é a inclinação das rodas medida no eixo imaginário vertical, podendo ela ser negativa (em outras palavras: as partes do pneu que tocam o chão estão inclinadas para dentro, com o carro visto de frente) ou positiva (para fora). Para isso se dá o nome de ângulo de câmber, parâmetro importante para o comportamento dinâmico do carro, que está diretamente ligado à estabilidade em curva.
E quando fazer a cambagem?
Os ângulos de inclinação podem alterar-se conforme há empeno, desgaste natural ou quebra de peças, como balanças, buchas e ponteiras do eixo. E pode ser verificado nas oficinas, no momento do alinhamento.
Normalmente, é examinado também nas revisões de garantia da montadora. A cambagem é uma das regulagens possíveis do alinhamento. Em alguns carros há a regulagem da cambagem, em outros a cambagem fora do especificado pode sinalizar outros problemas, como bandeja amassada, amortecedor comprometido, braços de controle e outros componentes da suspensão.
Consertos para ajustar a cambagem
Você jamais deve desempenar uma peça, ou tentar consertar para atingir a cambagem ideal. Nunca. Há algumas lojas que oferecem o serviços, entretanto elas até conseguem medir pelos equipamento da oficina, mas jamais ficará nos padrões pedidos pelo fabricante.
Por isso, todas as peças com problema devem ser substituídas. Muitos forçam para empenar a peça e deixa-la no parâmetro, entretanto isto irá fragilizar a peça e fazer com que retroceda mais rapidamente. Ou pior, se quebrar e comprometer a sua segurança.
Você não necessariamente precisa fazer junto com o alinhamento, ela deve ser feita quando existe o defeito ocasionado por alguma peça. A cambagem irá gerar custos, pois será necessária a troca de peças que afetam o câmber. Veja sempre a real necessidade.
O que devo verificar durante o processo?
Sempre é bom pesquisar a reputação da loja, como falamos anteriormente. Além disso, faça perguntas pontuais sobre a última calibragem do aparelho. Assim como os manômetros de pressão de pneus dos postos de combustível, essas máquinas também precisam de manutenção e calibração regulares.
Depois do serviço finalizado, antes de fazer o pagamento, peça para dar uma volta e conferir se as trepidações de fato pararam, e se o volante esta alinhado.
E você, sua manutenção está em dia?
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