Novo conceito da Kia
Lançado no salão de Nova Iorque, a Kia transmite o novo conceito futurista de SUV elétrico e quente.
Apelidado de carro maravilha, o novo conceito picante de carro elétrico é de arrancar suspiros. Acima de tudo o modelo totalmente elétrico conta com tração nas quatro rodas, quatro assentos com um alcance elétrico total (AER) de mais de 300 milhas, modo autônomo nível cinco e portas de asas de borboleta. Contando ainda com a tecnologia mais avançada, a mesma que ajudou o homem a chegar na lua.
Contudo, não é apenas um carro fantasioso e futurista que nunca sairá do protótipo. Mas um olhar consciente do futuro automotivo, onde os automóveis estarão em harmonia entre design, capacidade, utilidade e criatividade.
A ideia original segundo Tom Kearns, vice-presidente de design da Kia Design Center America (KDCA) é a de que: “Queríamos que este conceito fosse confortável navegando pelas ruas da cidade, fazendo curvas em uma estrada costeira e explorando com confiança as aventuras remotas do deserto. Nós imaginamos um carro para todos e quase tudo. Então, quando vimos o produto acabado, ficamos impressionados com a imaginação dos criadores do HabaNiro e seu laboratório de tecnologia e queremos isso em nossas calçadas. Hoje.”
Analisando de perto, com suas robustas rodas de 20 polegadas o HabaNiro transpira musculatura e capacidade. Seja em uma corrida de supermercado, a caminho de uma reunião ou em busca de um buraco de pesca remoto. Imagine-se dentro de um modelo que te faz sentir que tudo é realmente possível.
Design predador
O HabaNiro foi desenvolvido para ser um veículo de presença. A pintura exterior é cinza metálico que vai desde as rodas frontais até o painel aero em Lava Red que vai até o capô dimensional. A dinâmica é de um ambiente vivo e energizado. Além disso a postura “pronta para o ataque” sugere um carro disposto e pronto para correr.
A grade frontal lembra o focinho de um tubarão, com uma abertura cheia de “dentes” em alumínio preto brilhante. Dando ao HabaNiro sua postura confiante e arrojada.
Com esquema de luzes internos pode transmitir diversas sensações. Inicialmente um pulso de luz brilhante diz “estou vivo”. Com detector bio-sinal baseada em inteligência artificial de Direção Adaptativa de Emoções em Tempo Real (READ), consegue interpretar em tempo real as emoções visuais do condutor. Com sua interpretação das emoções modifica o ambiente interno para expressar a melhor sensação ao dirigir, alterando o sistema de cores e clima interno.
Mas sua tecnologia de reconhecimento facial apurado consegue notar quando os olhos do condutor vão ao local do retrovisor traseiro, e instantaneamente transmite o vídeo da câmera traseira.
Entretanto o modelo da Kia é muito além de uma aparência impressionante. Com modelo de condução autônoma nível 5, pode tranquilamente transmitir um filme aos passageiros enquanto conduz sozinho ao destino.
Contudo, há planos para que o sistema detecte quando o condutor está com fome e o guie até o drive thru mais próximo para que se alimente. Mas por enquanto está em projeto.
O que o futuro nos reserva
A quem diga que o modelo não sairá do protótipo, entretanto eu não apostaria nisso. A ideia é que a tecnologia esteja nas ruas o mais breve possível.
18 meses atrás, a Kia lança os modelos Stinger e o Telluride que capturam o melhor da imaginação do público.
Talvez portas borboletas sejam uma pouco demais para o dia de hoje, contudo o futuro tende a ser um lugar surpreendente. Neste momento, eu queria entrar no carro do filme “Regresso para o Futuro” e dar uma espiada no que está por vir.
E você tem um palpite de como será a nossa realidade daqui há 20 anos? Nos conte seus palpites!
Enquanto o futuro não chega, o carro que você esta buscando encontra no maior site de veículos de Santa Catarina.
Leia também 10 seminovos para compra.