Pintura: 10 dicas para preservar a pintura do seu carro

Pintura: 10 dicas para preservar a pintura do seu carro

Você compra um carro, sai da concessionária e apenas aproveita tranquilamente sua nova aquisição. Contudo, uma carro exige certos cuidados que vão além de guardá-lo na garagem, e que caso não seguidos, podem inclusive desvalorizar seu possante na hora da venda. Sendo assim, separamos 10 dicas incríveis para você preservar a pintura do seu carro.

Cuidados básicos

Muitas vezes, bobeirinhas do dia-a-dia estragam a pintura do seu carro. O cocô de um passarinho, alguns respingos de lama ou uma folha que fica presa. Pequenos detalhes, dos quais não nos importamos, e que sim aos poucos danificam a sua pintura.

Contudo, você pode ter alguns cuidados, como por exemplo, ter um pano e um borrifador de água e limpar sempre quer ver alguma sujeirinha. Sejam respingos de barro, um inseto morto ou as fezes de um pássaro.

10 dicas para preservar a pintura do seu carro

Banho é bom

Lave seu carro com frequência, higiene e frequência de limpeza ajudam a manter a pintura em dia. Tenha em mente que uma boa lavada (sem preguiça), e com materiais neutros e com ph baixo protegem a pintura. Além disso, nada de muita pressão no jato de água, o ideal é deixar em uma pressão branda e lavar de baixo para cima em uma sombra.

O Sol não queima só a pele

É verdade que hoje em dia as pinturas automotivas já vem com filtro uva e uvb, contudo não é bom exagerar. O sol excessivo tira o brilho, deixando seu carro fosco. Você pode deixar em baixo de uma árvore, entretanto, é provável que encontre fezes de pássaros. Capriche na limpeza e analise o melhor.

Uma lata encerada

Um bom enceramento de fato faz muita diferença, pois protege a pintura e cria uma película protetora. Existem dois tipos: a sintética e a natural de carnaúba.

Cada uma tem seu ponto positivo. Enquanto a natural oferece mais brilho, e menos tempo de proteção. A cera industrial oferece maior proteção e por mais tempo.

Nada de exageros

É bem verdade, que o enceramento protege o carro. Garantindo a proteção, diminuindo eventuais danos causados por agentes em geral — como pequenos atritos ou fezes de bichos.  Contudo, exagerar na força empenhada pode prejudicar em vez de ajudar. Quando há um polimento, usa-se a politriz que com muita frequência, pode danificar algumas camadas de tinta.

Às vezes, muito cuidado é demais

Já diz o ditado, que tudo o que é demais faz mal. Alguns donos gostam de por capas no veículos, contudo, isso só deve ser usado em caso de grandes períodos em desuso. Se for repetitivo, o processo de colocar e tirar pode arranhar a pintura. Além disso, procure tecidos respiráveis, pois tecidos pesados podem gerar umidade e causar bolhas.

10 dicas para preservar a pintura do seu carro

Viajar é bom, mas…

É fato que é uma delícia viajar, sair da rotina e curtir estar em outro lugar. Contudo, estar longe de seu mecânico de confiança, da sua casa e da sua comodidade, pode ser um fator a considerar.

Mas, se você for prevenido e ter tudo em dia, vai se sair bem. Ter certos cuidados com a maresia, que pode atacar partes mais sensíveis do seu carro, ou com a lama que pode manchar, faz a diferença. Caso aconteça, faça uma lavagem preventiva, e ao retornar volte aos seus hábitos de cuidado.

Corra dos riscos

São muitos os itens comuns que podem causar riscos ao seu possante, como por exemplo, um lava a jato automático. É bem fácil arranhar a lataria com ele, mas não deixemos de mencionar objetos afiados próximo ao veículo, chaves, tesouras, moedas, facas, lâminas de barbear, chaves de fenda ou quaisquer outras ferramentas. Animais de estimação também costumam deixar suas marcas. Tenha cuidados com tudo o que cerca seu veículo.

Aperfeiçoe seu estacionar

A maioria dos danos causados à veículos, é causado ao estacionar, portando tenha cuidado ao escolher a vaga. Mantenha sempre seus espelhos bem posicionados, evitando pontos cegos. Com motoristas inexperientes, o risco é ainda maior. Sendo assim, invista em acessórios como câmeras de ré e sensores de distância que podem te tirar de alguns sufocos.

10 dicas para preservar a pintura do seu carro

Guarde bem seu possante

A maioria dos danos causados, acontecem quando seu veículo está parado. Seja por fezes de pássaros a seivas de plantas, passando pelo sol forte e até por quedas de granizo.

Sendo assim, procure deixá-lo em local coberto. Caso não seja possível, se atente ao local que se estaciona. Se for debaixo de uma árvore, observe se a mesma não serve de poleiro. Lembre-se: jamais raspe o cocô de pássaros quando já tiver endurecido! Contudo, quanto ao sol, não tem muito jeito: é bom buscar uma sombra. É melhor prevenir, do que precisar refazer a pintura automotiva depois de um tempo.

Veja mais algumas dicas

E você tem mais alguma dica que queira dividir conosco?

Não esqueça que o Catarina Carros é o site mais completo de Santa Catarina.

Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Catarina Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *