Scanner Chevrolet Onix

Scanner Chevrolet Onix

Um dos sucessos da Chevrolet, o Onix deixa a concorrência comendo poeira. Mas, será que ele é tudo aquilo que dizem? Vamos então fazer um Scanner no Onix 1.0 LT e te contar a nossa opinião.

Lançado em 2012, o hatch não teve tanto abalo quanto gostaria. Mas é no mercado atual que ele faz a concorrência tremer. Com grande aceitação pela população, teve em 2018 mais de 200.000 unidades vendidas.

Não se pode dizer que ele é um sonho de consumo, pois não traz nada de tão especial. Após ser reprovado no conceito de segurança pela NCap, que chegou inclusive a pedir a retirada do modelo do mercado. A GM caprichou um pouco mais nos reforços e conseguiu 3 estrelas de avaliação, o que rende uma nota mediana.

O motor não abandona o bloco de quatro cilindros enquanto a concorrência têm propulsores de três canecos, que já são mais eficientes tanto em termos de desempenho, quanto de economia de combustível.

Confira a análise da Michelle Ferreira do Autoesporte

Ultrapassado?

A Chevrolet não dá indícios de mudança para o Onix, entretanto seu desempenho não é ruim. Oferece o motor SPE/4 1.0 de 8 válvulas com potência de 78/80 cv a 6.400 rpm flex. O torque máximo de 9,5/9,8 kgf.m não é tão atrativo, principalmente por atingir 5.200 giros. Desempenho bem clichê para a categoria.

Embora o principal motivo de ter um desempenho satisfatório seja devido ao câmbio de 6 velocidades. Com engates curtos e precisos, ele gerencia e consegue extrair as qualidades do motor sem deixa-lo berrando em rotações altas.

Onix

Já no consumo ele tem nota A pelo Inmetro o que é bem satisfatório para a categoria. Gerando aí um consumo de 8,8/12,9 km/l no perímetro urbano e 10,5/15,3 km/l nas rodovias, seguindo a ordem gasolina e etanol.

O conforto interno é agradável mas não admirável. De comprimento possui 3,93 m com entre-eixos razoável de 2,53 m mantendo um porta malas razoável de 280 litros. Não parece grande coisa de espaço interno, mas oferece um conforto considerável.

Na parte interna o espaço é intermediário se considerado o túnel central que deixa o passageiro semi-confortável, pois o porta copos se estende um pouco para trás. Outro item que pode ser um pouco desconfortável para os mais dotados de altura e justamente a altura da cabine interna de 1,47 m.

O acabamento interno é relativamente simples, conta com bancos em tecido e algumas partes em couro sintético. Alguns acabamentos também são e cinza e cromado, mas no geral a predominância é de plástico duro e tecido áspero.

Chevrolet Onix

Pouca Tecnologia

O Onix já chega sem o sistema Mylink, mas isso é o menos relevante. Visto que não fornece de fábrica retrovisores elétricos, regulagem da direção e faróis de neblina.

Os itens de série são apenas com ar-condicionado, direção elétrica, volante multifuncional, rádio, travas e vidros dianteiros elétricos, faróis halógenos, rodas de aço de 14 polegadas e computador de bordo com monitoramento da pressão dos pneus.

Um dos motivos pelo qual ele conseguiu aumentar a sua nota de segurança foi pelo sistema Isofix para cadeirinhas infantis, cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os passageiros traseiros, alarme, e freios ABS com EBD (antitravamento com distribuição da força de frenagem). Dá pra colocar na conta de itens de segurança o sistema OnStar, que oferece serviço de concierge, e traz assistência 24 horas, rastreamento e botão de emergência interliga o motorista a uma central pública em caso de acidente (SAMU ou Corpo de Bombeiros, por exemplo). O serviço é opcional e pago via assinatura mensal.

Chevrolet Onix

No balanço geral o seguro fica na média de R$ 1.438,67 e as revisões na média de R$ 3.244,00.

E é justamente no pós vendas que entendemos esse fenômeno de vendas. Ele não é referência em nada, mas é suficiente em quase tudo. Ideal para famílias que rodem na cidade e que não tenham grande necessidade de viagens.

Outro ponto positivo é o tamanho da rede de concessionárias da Chevrolet e a sua solidez de mercado. Vale ressaltar também que possui baixo valor de depreciação, talvez o que justifique o fenômeno de vendas.

Chevrolet Onix

E você, já teve a oportunidade de ser dono de um Onix? Conte pra nós a sua opinião!

Não deixe de conferir o nosso estoque e de nos seguir nas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também os 10 Melhores Seminovos Para Compra.

Catarina Carros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *