CNH Digital: Como Fazer

CNH Digital: Como Fazer

Quem nunca passou pelo pânico de esquecer a carteira em casa e passar por uma blitz? Também quem vive perdendo o documento sabe o transtorno que é correr atrás de uma 2ª via. Portanto, em 2018 foi lançada a CNH digital, e aqui vamos te dizer como fazer.

O processo em si é bastante simples, basta que você tenha a nova versão com QR code. Contudo se não tiver, você consegue a nova versão no Detran da sua região e precisará pagar a taxa de emissão de 2ª via que fica na faixa de r$ 41,00.

Carteira Digital de Trânsito QR Code

O aplicativo Carteira Digital de Trânsito elaborada pela Sepro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Da mesma forma está disponível na loja de aplicativos PlayStore ou AppleStore.

Carteira Digital de Trânsito App
Aplicativo Carteira Digital de Trânsito

O aplicativo Carteira Nacional de Trânsito cria uma espécie de carteira de documentos. Em outras palavras, você pode ter no seu celular e que tem a mesma validade jurídica que o documento físico.

Usando o aplicativo

Após baixar o aplicativo CNH Digital, abrira 3 telas de explicação sobre o que se trata o aplicativo. Na quarta tela você deverá incluir o seu CPF e se cadastrar. Caso ainda não tenha registro no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Carteira Digital de Trânsito Cadastro
Tela de cadastro

Em seguida você deverá clicar no botão “+” e deverá escolher a opção do documento que deseja adicionar: CNH ou CRLV.

Em seguida deve escolher a opção: Validação pelo celular, Com Certificado, Sem Certificado. Nas duas últimas é preciso ir ao Detran.

Entretanto, para validar pelo celular você vai precisar ter a sua CNH em mãos. Apertando em validar

CNH Digital câmera

Depois de conceder o acesso, aparecerá a mensagem: Para iniciar a validação, forneça o CEP do endereço informado quando a sua CNH foi emitida.

Depois de informar o Cep e clicar em avançar, em seguida o aplicativo abrirá a câmera e devera ser apontada para o QR code no verso do documento. Em seguida virá a mensagem: siga as instruções para realizar a validação pelo celular.

CNH Digital Biometria

Na parte da foto lembre-se de ler o que aparece na tela do celular: vai te pedir para fazer caras e bocas, como sorrir, piscar… E fim da sessão de fotos.

Em seguida você deverá fornecer o número de celular para validação.

Após apertar em concluir, ainda não será o fim. Posteriormente, você deverá cadastrar uma senha de 4 dígitos para acessar futuramente sua carteira de documentos.

CNH Digital

E por fim, restou fechar o aplicativo e clicar em sair. Em média o processo demora 20 minutos.

cnh digital como fazer

E você já tem a sua CNH Digital? É algo que pode facilitar e muito a sua vida. Além disso, nós do Catarina Carros estamos sempre antenados nas novidades, para te manter sempre atualizado.

Siga-nos nas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Classificado de veículos catarinacarros.com.br

Catarina Carros

2 comentários sobre “CNH Digital: Como Fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *