Pneus de carro: saiba tudo sobre calibração e rodízio

Pneus de carro: saiba tudo sobre calibração e rodízio

Ter um carro próprio exige uma série de cuidados, como manutenção anual, como troca de óleo e pastilhas de freio. Entretanto, os pneus de carro também merecem atenção especial, pois podem influenciar no consumo de combustível e na segurança do veículo.

Os cuidados com pneus podem variar desde calibragem constante, balanceamento, alinhamento e rodízio. Todas essas iniciativas buscam garantir a vida útil do produto e tornar a direção menos complexa e mais segura.

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre os pneus de carro. Conheça o que eles são feitos, qual a vida útil básica e os principais cuidados necessários.

Do que os pneus de carro são feitos?

Antes de conhecer os principais cuidados e os principais tipos de pneus carro é importante conhecer os componentes que são utilizados para dar vida ao pneu. De modo geral, os pneus contam com lonas.

Essas lonas são responsáveis por formar a estrutura do pneu e garantir uma segurança ainda maior ao produto. Os talões são feitos de aço e revestidos por borracha e dão a vedação hermética entre a roda e o próprio pneu.

Já a cinta é feita de fios de aço que auxiliam na rigidez e resistência dos pneus de carro. O flanco é a espessura da borracha e fica localizado entre a banda de rodagem e o talão. Logo, garante a estabilidade e serve de espaço para as informações do fabricante.

Os sulcos são os cortes na parte externa do pneu responsáveis por fazer com que a água e lama passem pela pneu, são os recortes e também dão estabilidade em dias chuvosos. Por fim, a coluna é o reforço central do pneu, local mais sensível do item.

Tipos de pneus de carro

Os três tipos de pneus de carro mais comuns são on road, off road e misto. Os pneus On Road são indicados para os veículos que vão andar no asfalto e em vias pavimentadas. Ou seja, em vias que apresentam boas condições.

Os sulcos dos pneus on road não são tão profundos e oferecem boa aderência e estabilidade. Por isso, esse é o modelo mais encontrado em carros comuns e em grandes cidades.

Já os pneus Off Road apresentam sulcos bem mais largos e profundos e são ideais para aqueles carros que vão andar na lama e na terra. Por isso, são mais resistentes e utilizados em carros 4×4.

Por fim, o pneu Misto é a união dos dois outros modelos. Com isso, é uma ótima opção para quem roda diariamente na cidade mas faz algumas viagens durante o ano. Embora seja misto, ele não oferece as mesmas qualidades que o Off Road em terrenos complexos.

Qual a vida útil dos pneus de carro?

Muitos motoristas acham que a vida útil dos pneus de carro só é vista pelo desgaste da borracha, ou seja, diminuição dos sulcos. Entretanto, existem alguns outros fatores capazes de determinar a validade de um pneu.

A data de fabricação é o ponto de partida para analisar a vida útil dos pneus de carro, não importando se você usa muito ou pouco o veículo. De modo geral, o tempo de validade indicado pelos fabricantes é de 5 anos.

Além disso, a umidade, a temperatura e a pressão podem interferir na vida útil do pneu, com isso, os cuidados frequentes com calibração são fundamentais. Vale destacar que o estepe também precisa ser calibrado para garantir sua eficiência caso seja necessário.

Mão de Pessoa calibrando o Pneu do carro

Calibragem dos pneus de carro

De modo geral, a calibragem dos pneus de carro deve ser feita a cada 15 dias. Entretanto, se você é daqueles que utiliza muito o carro, pode diminuir essa frequência para 1 vez na semana. 

O ideal para a calibragem é que ela seja feita com os pneus de carro ainda frios, ou seja, com menos de 5 quilômetros de rodagem. Para saber a calibração ideal para o seu veículo e jogo de pneus é só verificar no manual do carro ou na porta do motorista.

Vale destacar que o estepe também necessita de calibragem constante. Para manter a eficiência do estepe o indicado é colocar 3 libras acima do indicado. Essa iniciativa vai garantir uma boa condição de uso por mais tempo.

Rodízio e balanceamento dos pneus de carro

Agora que você já sabe sobre calibragem de pneus é importante entender um pouco mais sobre o tão falado rodízio dos pneus de carro. Esse processo ajuda a manter a vida útil do pneu e a reduzir o desgaste irregular dos pneus.

Para isso, é importante realizar o rodízio trocando os pneus traseiros com os dianteiros. Esse rodízio pode ser feito a cada 10 mil quilômetros e pode ser realizado durante a própria revisão do carro na autorizada. 

De modo geral, ele é essencial para que o pneu não se desgaste apenas de um lado e afete diretamente a estabilidade durante as curvas e a trepidação durante a direção. Já o balanceamento é essencial para uniformizar o peso sobre os pneus de carro.

Com isso, esse processo precisa ser realizado a cada 10 mil quilômetros rodados, quando houver troca de pneus ou rodízio. Além disso, ligado ao balanceamento existe também o alinhamento. 

De modo geral, é o responsável por alinhar os pneus, ou seja, deixar todos no mesmo ângulo. Esse processo vai auxiliar ao carro não mudar para esquerda ou direita ao estar em linha reta.

Homem fazendo a troca dos Pneus do Carro

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender os principais cuidados necessários para os pneus de carro. A partir desses processos é possível garantir uma boa direção e uma boa vida útil dos produtos.

De modo geral, os cuidados são responsáveis por garantir a segurança dos motoristas e passageiros durante as viagens. Entre os cuidados principais estão a calibragem regular, o balanceamento e o alinhamento.Agora que você já conhece os principais tipos de pneus de carro, como deve ser feito para proporcionar uma maior durabilidade e melhor direção, é sua vez de cuidar do seu carro. Coloque essas dicas em prática, economize combustível e garanta sua segurança.

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Catarina Carros