Álcool ou gasolina? Saiba escolher o combustível ideal

Álcool ou gasolina? Saiba escolher o combustível ideal

Os cuidados com o uso do combustível e abastecimento tem sido mais debatido entre os brasileiros. Afinal, os valores estão subindo, mas como saber qual o combustível é o melhor, álcool ou gasolina?

Álcool ou Gasolina? saiba escolher o melhor combustivel ideal

Essa dúvida também é bastante pertinente para as grandes empresas que utilizam de frotas de veículos para as mais variadas atividades. Para isso, é fundamental utilizar um sistema TMS, capaz de fornecer em tempo real todos os dados de consumo e qualidade do veículo.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como escolher entre álcool ou gasolina. Conheça as vantagens e desvantagens de cada um, dicas para economizar e como é feito o cálculo no momento de abastecer.

Por que aprender a escolher?

Muitos carros flex estão presentes nas ruas espalhadas pelo país. Por isso, a dúvida entre escolher um combustível ou outro se torna ainda mais frequente. Cada opção oferece melhores vantagens ao carro, como economia e limpeza ao motor.

Aprender a escolher entre um dos dois ou até mesmo a melhor maneira de intercalar seu abastecimento é essencial para garantir a longevidade do veículo. Assim como, diminuir gastos com combustível, manutenção e até melhorar a poluição do ar. 

Portanto, é um aprendizado que atua diretamente no bolso dos motoristas, mas que requer um estudo sobre as necessidades de cada um. Afinal, você pode necessitar gastar menos em um determinado momento, optando pelo combustível de menor valor. 

Além disso, esse conhecimento se mostra fundamental a partir do aumento dos carros com motor flex, no qual aceita os dois tipos de combustível. 

Álcool ou gasolina? Vantagens e desvantagens de escolher a gasolina

Certamente, entre as principais vantagens da gasolina está uma melhor direção e maior eficiência. Com isso, tende a ser um combustível que apesar de mais caro, oferece um maior rendimento, ou seja, um período maior entre os abastecimentos. 

Além disso, a gasolina é um ótimo lubrificante para o motor, com isso não proporciona tantas falhas ao ligar, pegando quase sempre na primeira tentativa. Entretanto, ela oferece menos torque e potência se comparado ao álcool ou etanol. 

Outro fator de desvantagem da gasolina é sua capacidade de gerar mais poluentes, muito por conta de sua origem, o petróleo. Por fim, seu preço médio também é maior que o do álcool, encarecendo a cada abastecimento. 

Álcool ou gasolina? Vantagens e desvantagens de escolher o álcool

Álcool ou gasolina? Vantagens e desvantagens de escolher o álcool

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens da gasolina, vamos conhecer tudo sobre o álcool. De modo geral, abastecer o carro com álcool oferece algumas vantagens, como funcionar como ótimo limpador de motor e oferecer mais potência

Além disso, por ser derivado de uma fonte renovável, a cana de açúcar, o etanol polui bem menos que os carros a gasolina. Por fim, outra vantagem é o preço, que na grande maioria das vezes está abaixo do preço por litro da gasolina. 

Entretanto, as desvantagens de escolher o álcool é que por ter uma combustão mais rápida, seu rendimento é em média 30% menor que o da gasolina. Além disso, em carros um pouco mais antigos, principalmente em dias frios, pode apresentar falhas ao ligar. 

Aprenda a calcular entre o álcool e a gasolina

Embora escolher entre álcool e gasolina seja algo pessoal e alinhado às necessidades de cada motorista, existe um cálculo para analisar o melhor custo. Escolher entre um e outro varia principalmente de acordo com os preços apresentados. 

Como vimos anteriormente, o álcool tende a ter um consumo 30% maior que o da gasolina. Por isso, o cálculo dos 70% é a melhor maneira de definir qual o combustível é melhor financeiramente para o abastecimento. 

Para isso, é necessário uma conta rápida, basta dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina. Caso o resultado seja menor que 0,7, o ideal é abastecer com etanol, caso contrário, a gasolina é a melhor escolha. 

Para apresentar de maneira mais clara, preparamos o exemplo a seguir: se o álcool custa R$ 3,90 e a gasolina, R$ 5,40, o resultado da divisão é 0,72. Ou seja, um número superior a 0,7, se tornando mais vantajoso abastecer com gasolina.

Álcool ou gasolina? Aprenda a economizar combustível

Álcool ou gasolina? Aprenda a economizar combustível

Independentemente do combustível que você escolher, seja por questões financeiras, sustentáveis ou de cuidado com o motor, é importante economizar. Entre as principais ações está seguir com manutenções preventivas.

Essas manutenções são ideias para garantir que o veículo atue da melhor maneira possível, sem sobrecarregar algum componente, afetando o desempenho ou gasto com combustível. Além disso, equilibrar o uso do ar-condicionado é muito indicado. 

Outra dica importante é evitar frenagens e acelerações bruscas e repetidas. Por isso, opte por uma direção mais defensiva e tranquila, mantendo uma velocidade constante. A calibragem regular dos pneus também é importante para economizar gasolina ou álcool. 

Por fim, em caso de veículos manuais, fique atento à rotação do motor e a troca de marchas. Realize elas no tempo correto, sem sobrecarregar os componentes. 

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto, é possível entender sobre álcool ou gasolina para o seu carro, certo? De modo geral, os motoristas de carros flex possuem essa dúvida e precisam levar em consideração vantagens e desvantagens de cada combustível. 

A gasolina, apesar de ser mais cara, oferece melhor rendimento, aumentando o período entre os abastecimentos. Já o álcool, geralmente mais barato, oferece menos poluentes e mais torque e potência. 

Para saber qual vale mais a pena economicamente falando é preciso fazer o cálculo dos 70%. Isso porque o rendimento da gasolina é em média 30% maior que o do álcool. Com isso, divide o valor do litro do álcool pelo da gasolina. 

Caso o resultado seja menor que 0,7, o mais indicado é abastecer com álcool, caso seja superior aos mesmos 0,7, o ideal é utilizar a gasolina nesse abastecimento. 

Para economizar ambos os combustíveis é importante realizar manutenções periódicas e calibrar os pneus. Assim como, investir em uma velocidade constante e uso equilibrado do ar-condicionado.

Esperamos que tenha gostado da leitura. Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros