10 dicas essenciais para realizar manutenção de carro

10 dicas essenciais para realizar manutenção de carro

A manutenção de carro periódica é um procedimento essencial para quem busca segurança e quer evitar imprevistos com o veículo.

Além disso, fazê-la com frequência irá evitar gastos desnecessários e prolongar a vida útil de muitas peças do automóvel.

Por comparação, a manutenção de um carro pode ser comparada ao check in completo que o usuário realiza, por exemplo, ao comprar um apartamento.

Da mesma forma que ele irá se certificar do funcionamento correto das instalações sanitárias, elétricas e estrutura predial, com o veículo há itens que precisam estar adequadamente bem.

E se você não sabe por onde começar a manutenção do seu carro, continue neste artigo e confira 10 dicas que trouxemos que irão te ajudar! Boa leitura!

Afinal, qual a importância de ter a manutenção do carro em dia?

A manutenção do carro se relaciona diretamente a 3 fatores. São eles: a economia, eficiência e segurança.

Economia porque, geralmente, evitar o problema costuma gerar custos menores do que a troca, principalmente em casos emergenciais.

Já a eficiência diz respeito ao uso do veículo de modo menos poluente, mais dinâmico e com as regulagens corretas.

Por último, a manutenção em dia garante segurança para o motorista e passageiros e evita riscos de mau uso ou pane em alguma parte do sistema veicular.

1 – Água do radiador

Para começar, escolhemos a conferência da água do radiador, que pode acontecer semanalmente e ser feita pelo próprio motorista em casa. Para isso, é só verificar o nível da água e garantir que fique entre os limites indicados no reservatório.

Lembre-se disso: o radiador garante o funcionamento das velas de ignição, pistão e motor. Por isso, deve ser conferido com frequência habitual.

2 – Velas de ignição

A manutenção de carro precisa verificar as velas de ignição a partir das recomendações do fabricante. De modo geral, o ideal é trocá-las entre 20 e 30 mil km rodados. Todavia, essa recomendação cai para 10 mil no caso de carros turbinados de fábrica.

As velas de ignição são itens que permitem controlar o uso de combustível e equilibrar a troca de marchas e partida do carro.

3 – Manutenção de carro deve olhar o óleo do motor

Outro item que pode ser feito toda semana é a conferência do nível do óleo do motor. Para isso, basta verificar o nível da vareta com o carro estacionado em um piso reto.

Não se esqueça de limpar a vareta com um pano ou pedaço de papel antes do teste.

4 – Correia dentada

Diferentes do itens que relacionamos acima, a corrente dentada deve ter sua inspeção realizada por um profissional, preferencialmente em uma oficina mecânica. Isso porque ela possui uma capa de proteção e depende das instruções do manual do fabricante.

Normalmente sua troca acontece a cada 50 mil km.

5 – Filtro de ar e de combustível

O filtro é um item com tempo indeterminado de troca porque depende sempre do tipo de uso. 

No caso do filtro de ar, a recomendação geral indica um filtro novo a cada 7 mil km. Por sua vez, o filtro de combustível varia entre 7 mil km (para carros à gasolina) e 10 mil km (para carros à álcool).

A importância da manutenção de carro que considera os filtros é que, eles melhoram a performance de alimentação no veículo.

6 – Pneus e rodas

Ainda que a maioria das pessoas só troquem pneus e rodas em casos de acidentes ou quando estragam ou furam, eles precisam de cuidados recorrentes. Por exemplo, o ideal é calibrar pneus pelo menos a cada quinzena ou antes de viagens mais longas.

Além disso, os pneus mais modernos possuem uma impressão em sua lateral que indicam o desgaste máximo até a necessidade de troca.

Na dúvida, certifique-se de fazer sempre o alinhamento e balanceamento dos pneus a cada 10 mil km rodados. Isso porque esta medida amplia a vida útil deles e melhora a segurança e dirigibilidade do carro.

7 – Bateria

A maior parte das baterias atuais possuem selo que impede o acesso à sua área interna. Entretanto, ainda existem algumas que exigem a adição de água.

Em ambos os casos, é preciso incluí-las na manutenção do carro e conferir a limpeza dos cabos e fixação dos pólos da bateria. Uma bateria funcionando corretamente irá garantir o sistema de carga e partida do veículo.

A recomendação é verificar a condição da bateria de forma anual.

8 – Suspensão.

Carros com ruídos ou falta de estabilidade nas curvas podem estar com problemas de suspensão. Por isso, a revisão de todo o conjunto de suspensão deve ter periodicidade a cada 30 mil km.

9 – Freios

A cada 2 anos todo motorista deve realizar a troca do fluído de freio do carro. Sem ela, a frenagem pode ficar comprometida e aumentar o risco de acidentes.

Além disso, é necessário analisar a espessura dos discos de freio a fim de realizar a retificação ou substituição sempre que for preciso.

10 – Óleo de câmbio na manutenção de carro

Por último, não se esqueça de verificar o nível do óleo de câmbio a casa 30 km percorridos. Para isso, confira no manual do fabricante se seu modelo precisa desta substituição.

Em veículos de câmbio automático, a conferência costuma ser feita com maior frequência. Porém, a recomendação também vale para carros com câmbio manual.

Manutenção de veiculos

Conclusão

Apostar na manutenção periódica dos principais itens de um carro é antecipar problemas, reduzir gastos e garantir maior conforto e segurança no dia a dia. Por isso, faça dela uma aliada para não ter maiores preocupações ao dirigir.

Caso você tenha dificuldade em assimilar todas as datas e prazos para a manutenção de cada item, organize uma agenda ou lembre no celular para nunca esquecer nenhuma delas.

Esperamos que tenha gostado da leitura. Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros