Vistoria veicular: saiba o que é e por que realizar esse procedimento

Vistoria veicular: saiba o que é e por que realizar esse procedimento

Antes mesmo de entender o que é vistoria veicular, saiba que ela pode ser feita através de despachantes credenciados pelo Detran, você encontra a melhor opção pela Lista de Endereços

Esse é mais um dos procedimentos burocráticos essenciais para quem tem ou quer comprar um carro. Esse procedimento gera muitas dúvidas para os motoristas, que precisam entender como ela funciona, quais são os critérios que ela avalia, onde fazer e quando é obrigatório fazer a vistoria veicular

As regras são muitas, por isso, separamos informações valiosas para os condutores que querem entender tudo sobre esse procedimento, especialmente sobre como não reprovar na vistoria.

O que é vistoria veicular?

A vistoria veicular é uma avaliação obrigatória em alguns casos, realizada pelo Detran de cada Estado. Tanto veículos comerciais, quanto de passeio precisam passar por ela alguma vez. 

Esse procedimento avaliativo indica a situação documental e de segurança dos veículos que transitam nas vias públicas. Esse procedimento precisa ser feito, especialmente, nos casos de transferência de dono. 

A vistoria veicular é uma avaliação obrigatória em alguns casos

Uma das coisas que a vistoria veicular aponta é a origem do veículo, se ele realmente já foi roubado, e até se ele sofreu algum dano severo que impacta no valor do bem. 

Antes de tudo, esse exame é importante para quem vai adquirir um veículo usado

Quando a vistoria veicular deve ser feita?

Existem quatro momentos que estabelecem a obrigatoriedade da vistoria veicular. O primeiro e mais conhecido é quando o veículo vai ser transferido de um dono para outro. 

A análise atesta para o novo proprietário a veracidade das informações passadas na hora da compra. refere-se à origem, ou seja, se o veículo foi adquirido anteriormente por meios legais.

Inclusive, averigua se ele está de acordo com as leis de trânsito, como sistema de iluminação em dias, e se ele sofreu algum acidente que pode ter provocado dano sério. 

A vistoria veicular também é obrigatória quando o proprietário do veículo faz alterações significativas

A vistoria veicular também é obrigatória quando o proprietário do veículo faz alterações significativas, como mudança de cor, que pode atrapalhar no reconhecimento. 

Quando a categoria do veículo muda, também é preciso fazer o procedimento. Por exemplo, se um carro de passeio virar um táxi, ou um uma picape virar uma van

Por último, esse processo é obrigatório quando o titular do veículo muda de município. Qualquer alteração do tipo implica em nova análise veicular. 

Por que fazer a vistoria veicular?

Além de ser um procedimento obrigatório, a vistoria veicular é uma garantia, especialmente para o comprador, de origem e habilitação do carro, moto, caminhão etc. 

Um bem como um veículo é uma aquisição cara, e só isso faz da inspeção extremamente importante. Afinal de contas, comprar um veículo que pode ter sido roubado gera inúmeros problemas e prejuízos. 

Alguns extras são obrigatórios na compra de carros, por exemplo, como pneu estepe, e sinalizador, coisas que também são avaliadas na vistoria veicular. 

Para passar pela vistoria veicular o veículo precisa estar em boas condições

Isso garante maior segurança para quem quer pegar a estrada, já que para passar nela o veículo precisa estar em boas condições. Ela é essencial para quem quer tranquilidade na hora de transitar com o veículo. 

Quando a vistoria veicular é necessária?

Diferentemente dos veículos de passeio normais, os veículos com mais de 7 lugares precisam refazer a vistoria veicular a cada dois anos. Esse é o procedimento obrigatório. 

os carros de passeios só têm essa obrigatoriedade em casos como a transferência de titularidade, mudança de município, mudanças significativas no carro e quando ele muda de categoria, de passeio para comercial, de dois lugares para mais. 

O processo também é feito em outros momentos, caso você sinta alguma necessidade de atualização ou de reconhecimento da procedência do veículo. Embora seja obrigatório em alguns casos, em outros, essa inspeção é opcional. 

O que se analisa nesse procedimento?

A vistoria veicular vai verificar a procedência do veículo avaliando, sobretudo, a numeração do chassi, bem como se ele tem alguma avaria grande, como ferrugem ou tentativa de alteração. 

A vistoria veicular vai verificar a procedência do veículo avaliando, sobretudo, a numeração do chassi.

Ainda no corpo do veículo, alguns pontos serão analisados como a condição das rodas, se as janelas estão trancadas, em caso de carro blindado, se há bolhas no sistema, e se ainda funciona. 

A vistoria veicular também avalia os extras como extintor, que precisa estar dentro do prazo de validade, condição do pneu estepe e do sinalizador. Fora as lâmpadas externas e os faróis. 

Quanto à documentação, ela verifica se o veículo foi clonado, sofreu algum acidente ou tem alguma documentação pendente. 

Quais motivos causam a reprovação na vistoria veicular?     

O veículo pode ser reprovado caso tenha alguma avaria no chassi, ou esteja em desacordo com as leis de trânsito, com falta de pneu estepe, lâmpadas externas queimadas, ou até com a documentação fora da validade. 

Quando a vistoria veicular reprova por causa do chassi, as medidas são mais difíceis, porque, dependendo da situação, o veículo pode ser dado como alterado. Ou seja, de procedência duvidosa. 

Em outras ocasiões, antes de levar o seu veículo para a análise obrigatória, faça uma averiguação dos pontos que citamos para não deixar que nada passe despercebido.

Quando a documentação estiver fora de ordem, alterações no corpo do veículo e falta dos extras obrigatórios podem reprovar. 

Onde fazer a vistoria do seu veículo?    

O Detran disponibiliza algumas ECV pelas cidades que podem realizar a vistoria veicular. A ECV é a sigla para Empresa Credenciada de Vistoria. Apenas os laudos das autorizadas são válidos.

Os despachantes podem acionar essas empresas e marcar o procedimento que você precisar. Essa é uma ação feita de maneira ágil, já que não depende exclusivamente das dependências do Detran.

Como cada Detran de cada Estado pode ter as suas regras próprias, é importante que a vistoria veicular seja feita dentro do próprio estado de documentação do carro, mesmo que a vistoria possa ser feita em outras cidades, fora a da aquisição. 

Qual a diferença entre vistoria e inspeção?  

Mesmo que os nomes remetem a coisas parecidas, a vistoria veicular e inspeção são coisas diferentes. 

A primeira atesta se o veículo é seguro para rodar nas vias públicas, assim como também, a documentação que determina procedência e estado atual do veículo. 

Além disso, a vistoria veicular é obrigatória em algum momento, para todos os veículos. É a principal ferramenta de controle da situação dos veículos rodados no país e é feita pelo Detran de cada estado. 

a inspeção veicular é feita pelo Contran, Conselho Nacional de Trânsito, regulamentada pelo INMETRO, porque ela é obrigatória em casos de alterações de veículos, como por exemplo, a troca de combustível do carro para o gás. 

Conclusão 

Contudo, agora que você já entendeu como funciona a vistoria veicular, já pode agendar a sua com segurança. 

Antes disso, verifique se tudo que é pedido está em dia no seu veículo. É importante fazer uma vistoria você mesmo antes de apresentar o veículo, e também avaliar toda documentação. 

Visto isso, é só agendá-la e realizá-la de maneira segura com uma ECV. 

Gostou das dicas? Não deixe de comentar abaixo e nos acompanhar nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros