Débito de veículo: O que é? Como consultar? Dicas para quitar

Débito de veículo: O que é? Como consultar? Dicas para quitar

O débito de veículo é sempre uma dor de cabeça para proprietários e motoristas. Mas como saber se o seu carro tem ou não algum débito? E como evitar comprar um carro que tenha dívidas em aberto?

Se para saber se você tem alguma dívida é preciso consultar SPC, no caso do carro existem plataformas específicas para consulta de débito de veículo.

Mas para te ajudar a entender melhor como consultar dívidas de carro e o que fazer para quitar, separamos aqui algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

O que é débito de veículo?

Antes de mais nada, vamos entender primeiro o que é débito de veículo. Em resumo, eles são valores obrigatórios do carro que não foram quitados pelo proprietário no prazo determinado.

Dessa forma, as dívidas por atraso abrangem, por exemplo, débitos com seguro, impostos ou licenciamentos. No entanto, também estão inclusos aqui os débitos por multas.

Isto é, ao ser multado por uma infração, o motorista deve arcar com os valores determinados pela legislação. Ao não serem quitados no prazo, esses valores geram débitos com crescimento de juros.

Com isso, toda a dívida em atraso é acumulada, gerando um valor ainda maior a ser pago pelo motorista. Sendo assim, é importante, de tempos em tempos, checar se há alguma dívida em aberto.

Débitos que um carro pode ter

Como já indicamos acima, são muitos os débitos de veículo que um motorista pode ter com os quais arcar. Na prática, são valores que devem ser pagos para que o carro possa rodar sem nenhum problema pelas vias do Brasil.

Contudo, é comum que muitos confundam débitos com restrições do veículo.

Em resumo, as restrições são imposições que impedem a circulação do carro até a regularização. Com isso, há o bloqueio do carro, que pode acontecer por diferentes determinações:

Administrativa: quando a comunicação de venda do veículo não é feita, há um bloqueio por órgãos responsáveis;

Judicial: por determinação da justiça, através do RENAJUD, o carro pode ser bloqueado quando há alguma dívida judicial ou penhora do carro;

Baixa de Gravame: quando o proprietário adquire um veículo por financiamento, mas não arca com as parcelas, o banco ou instituição financeira pode solicitar sua restrição.

Por outro lado, o débito do carro, como já indicamos aqui, são os impostos e taxas em atraso. Dessa maneira, para regularizar a situação do automóvel, basta realizar a quitação. Dentre os principais, estão:

  • Licenciamento;
  • IPVA;
  • Multas;
  • Seguro DPVAT.

Riscos de não pagar os débitos do carro

E quais são os riscos de não pagar o débito do veículo? Quais as situações que as dívidas atrasadas podem gerar ao motorista?

Em resumo, o não pagamento dos débitos de um carro podem levar a consequências ao proprietário. Isto é, especialmente em caso de atraso no IPVA, o motorista fica impedido de tirar o licenciamento do automóvel.

Além disso, o atraso também acarreta a inserção do nome do proprietário na dívida ativa. Dessa maneira, os débitos geram problemas ao contribuinte com o Estado.

Pendências financeiras relacionadas ao carro também podem gerar a solicitação de bloqueio ou apreensão.

Em caso de abordagem pelos órgãos de fiscalização, o motorista arrisca ter o carro apreendido, o que aumenta a dívida.

Débito de veículo: como consultar?

Sendo assim, saber como consultar débito de veículo é uma boa forma de se prevenir contra atrasos e possíveis problemas que isso eles possam ocasionar. Mas como a consulta da situação do carro pode ser feita?

Apesar de nem todos saberem, essa consulta pode ser feita por diferentes canais. Confira a seguir duas formas de como fazer.

Pelo site do Detran

Em primeiro lugar, uma das formas mais fáceis de fazer a consulta de débito de veículo é pelo site do Detran do estado onde o carro está registrado.

Assim, basta ter em mãos algumas informações básicas do carro, como placa e número do RENAVAM. Em seguida, busque pela opção de consulta de débito e faça a pesquisa.

No entanto, em alguns estados ainda é necessário fazer um cadastro antes de poder realizar a pesquisa de débitos. Outro detalhe é que, por meio do próprio site, o motorista pode imprimir o boleto de pagamento de todas as dívidas.

Mas vale lembrar que esse valor não pode ser parcelado. Sendo assim, é necessário realizar o pagamento integral.

Pela Secretaria da Fazenda do seu estado

Outra forma de fazer a consulta de débito de veículo é por meio da Secretaria da Fazenda do seu estado. Nele, por exemplo, a consulta é feita também com algumas informações sobre o carro ou do proprietário.

Entretanto, também vale lembrar que, em alguns estados, a pesquisa de débito pode não estar disponível. Contudo, dados como IPVA ainda podem ser consultados.

Débito de veículo: como quitar?

Agora que você já sabe como consultar débito de veículo, o próximo passo é saber como quitar as dívidas em aberto. E como já destacamos aqui, é possível realizar a quitação de, praticamente, todos os valores por meio do site do Detran do seu estado.

Isto é, além da consulta, no site você pode gerar um boleto que pode ser pago via aplicativo de banco, agência da Caixa Econômica Federal ou casa lotérica.

Apesar de não ser uma opção em todos os estados, em alguns casos as dívidas podem ser parceladas. Da mesma forma, é possível escolher quais débitos pagar.

O que fazer ao comprar um carro com débitos?

Outra dica para quem deseja saber como quitar débito do veículo é saber o que fazer ao comprar um carro que ainda tenha dívidas em aberto.

É comum que muitos carros usados e seminovos apresentem valores em aberto do antigo dono. Nessa situação, o veículo estará em situação irregular até que o antigo ou novo proprietário resolva as pendências.

Mas caso tenha feito a compra sem saber dos débitos, o ideal é comunicar o Detran. Em todo o caso, com atrasos em IPVA ou por multas, a transferência de titularidade fica impedida.

Além disso, caso identifique débitos gerados antes da transferência, os quais são de responsabilidade do antigo dono, o ideal é comunicá-los para realizar o pagamento.

Quer receber mais dicas como essas?

Então, não deixe de acompanhar as nossas postagens aqui do blog, e siga-nos no Facebook e Instagram pra ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros