Avaliação de carros: como fazer a cotação do preço e avaliar veículos usados
O que você precisa saber para fazer uma avaliação de carros na hora da compra ou venda de um carro usado? A primeira coisa que você normalmente faz é verificar seu preço na Tabela Fipe, não é mesmo? Apesar da existência da Tabela Fipe como ponto de referência, a grande verdade é que carros usados não têm preço tabelado.
Sendo assim, o valor estabelecido para a negociação varia de acordo a muitos fatores, o que faz muita diferença na hora de fechar ou não o negócio.
E, para facilitar esse processo, é possível contar com a web como uma ferramenta para escolher o modelo que melhor atende a suas necessidades e partir para a pesquisa de preços.
Ah, e se quiser pesquisar carros agora! ENTRE no classificado de veículos catarina carros e faça a sua pesquisa…
Mas, voltando na conversa de que você pode pesquisar os veículos na internet, é nessa hora que a maioria das pessoas se surpreende. Afinal, como o valor de um carro pode variar tanto de uma loja para a outra? Como um mesmo modelo de veículo pode ter tantos preços diferentes no mercado de automóveis?
A explicação para essas perguntas está na avaliação dos carros que é feita na hora da compra ou venda de veículos usados
Por isso, se você quer entender a forma de como é feita a precificação do mercado de automóveis, tanto para vender o seu usado quanto para comprar um seminovo, ou até mesmo pra saber como funciona o processo de avaliação de carros, você está no lugar certo.
Contudo, neste post vamos abordar os fatores considerados na avaliação de carros e como cada um deles pesa no preço final. Continue com a gente!
Avaliação de Carros: o que observar na avaliação de veículos
Vamos dividir a avaliação de veículos em 5 tópicos:
- Partes de fora e lataria do carro
- Avaliação Mecânica, hidráulica e elétrica do carro
- Partes internas e conservação do veículo
- Acessórios e itens de fábrica do carro
- A documentação do carro está em dia?
Para ficar bem claro e fácil de entender, siga os 5 tópicos na avaliação de veículos
- O que deve ser avaliado no exterior e lataria do carro
Começando a analisar o exterior e examinando a lataria do carro, procure por possíveis falhas na pintura e desalinhamento de algumas chapas do carro.
Além de, logicamente, se estiver nítido uma batida, que se faça necessária a recuperação.
Ainda nesta etapa, fique tranquilo quanto a pequenas marcas e arranhões pequenos, isso não deprecia o valor da avaliação do veículo.
Entretanto, sobre o desgaste de pneus, isso sim é um fator bem relevante e geralmente pesa na avaliação do carro.
Pneus velhos e gastos, terão que ser substituídos por novos antes de vender e esse custo entrará na avaliação.
Se você estiver comprando um carro, use esses detalhes para tentar um desconto, ainda mais se os pneus estiverem muito ruins.
- O que deve ser avaliado na parte mecânica, hidráulica e elétrica do carro
Primeiramente, quando se inicia uma avaliação mecânica, o avaliador deve ficar atento a detalhes que podem ser notados de forma rápida e que indicam algum problema.
Como por exemplo:
- O ruído do motor em baixa, média e alta rotação.
- A profundidade do pedal da embreagem.
- Funcionamento do câmbio automático.
- Se o ar condicionado não está gelando.
- Barulho na direção ao virar o volante para os lados.
- Algum vazamento grande no motor.
- Funcionamento elétrico do carro, como por exemplo: vidros, travas, sistema multimídia (se tiver), teto solar e etc.
Todos esses itens devem ser analisados, na maioria das vezes eles são sempre vistos, e pesam na avaliação. Mas, também existe um número pequeno de modelos de carros onde são vistos outros detalhes.
A quilometragem rodada também deve ser avaliada aqui
Veículos com baixa quilometragem são sempre mais visados na negociação de seminovos. Mas isso nem sempre é decisivo para saber se um carro está com a manutenção em dia ou não.
Se você estiver a procura de um veículo… Não se preocupe, em se especializar no assunto, você não precisa fazer um curso de mecânica para ter uma noção do estado do carro. Siga essas dicas simples ou peça a ajuda a um mecânico de confiança, que com certeza você vai sair de muita furada.
Você pode gostar desta categoria:
- Como fazer a avaliação das partes internas e ver a conservação do veículo
Logo de cara, a primeira impressão do interior do carro já vale bastante, a limpeza interna e conservação geral são muito importantes num carro. Elas passam uma ideia do trato que o carro teve com o último dono.
Com isso, deve-se avaliar os estofamentos, a forração interna se ela está limpa, sem manchas e rasgos. Tudo isso em dia, deixa o carro com cara de novo.
Se você possui bancos de couro no carro, eles dão uma boa valorizada no carro, mas mantenha o couro em bom estado!
Você pode gostar desta matéria:
Então, a dica na hora da compra é: fuja de carros com o interior muito surrado, com bancos rasgados, forração de portas ou do teto soltos. Isso é um sinal claro que o carro já rodou muito. E carro muito rodado é sinal de gastos alto com a manutenção!
E a dica para a venda é: antes de fazer a avaliação, leve seu carro num lava jato e mande fazer uma lavagem e aspiração interna, ou faça você mesmo em casa essa geral no carro.
Quando você entra em um carro limpo e cheiroso é o máximo não é mesmo?
Sem contar a impressão positiva que deixará para o avaliador, de zelo e cuidado com o carro.
- Avalie os acessórios e itens de fábrica do carro, eles pesam bastante na avaliação
Nos dias atuais, comprar um carro Zero Quilômetro básico, ou seja, sem ar condicionado, direção hidráulica ou vidros e travas elétricas está saindo de moda.
Com isso, a grande maioria dos carros já vem com os opcionais de série como: ar condicionado, ABS, Air Bag e etc, e o peso na avaliação conta bastante.
Veículos básicos apesar de terem o preço bem mais baixo e serem atraentes para compra comparado a um modelo zero, na revenda ou na avaliação, a depreciação é muito grande.
A verdade é que hoje em dia com a popularização dos itens de segurança como ABS, Airbag, controles de estabilidade entre outros, está deixando, nós consumidores, mais exigentes na hora de comprar um veículo.
Portanto, se for um carro completo, ele tem tudo para ter uma aceitação rápida no mercado. Mas, ser for básico, o retorno e a avaliação tendem a ser menores.
Por fim, um carro com ar condicionado e direção hidráulica já nem chamam muito mais a atenção, os consumidores querem mais!
Então, fique atento aos Itens de segurança, eles estão dando um peso enorme na venda e avaliação de um carro.
- Avalie a documentação do carro, está em dia?
Se tem alguma coisa que pode de fato atrapalhar a avaliação ou venda de uma veículo é a documentação.
Por isso, Itens como IPVA e licenciamento pagos em dia pesam bastante na avaliação de carros. O mesmo vale para quaisquer outros documentos.
Por exemplo, é o recibo de compra e venda de um carro, e ele não pode estar em aberto. Além disso, o documento deve estar no nome do proprietário.
Se esses pontos citados acima não forem vistos, o preço do veículo pode baixar bastante.
Outros pontos importantes a serem avaliados em relação à documentação de um veículo:
- observe se o carro tem multas de trânsito — se sim, veja se foram quitadas;
- analise se há algum financiamento em aberto;
- veja se o veículo está vistoriado;
- pergunte se a chave reserva e o manual completo acompanham o carro.
Já houve muitos casos de baixar bastante o valor de uma avaliação por causa da falta da chave reserva. Seu carro tem que ter chave reserva.
Aliás, você sabia que a documentação tem mais peso sobre o valor do carro, do que batidas ou problemas mecânicos?
Isso ocorre, porque as questões estéticas ou estruturais costumam ser facilmente resolvidas, normalmente dentro de poucos dias. Já quando o problema é com a documentação, pode-se levar muito mais tempo até resolver a questão. Sendo assim, a avaliação deverá ser mais baixa. Caso contrário, nada feito.
De maneira geral, o melhor jeito é evitar esse tipo de situação se você estiver comprando, já que essa é a maior causa de problemas judiciais entre clientes e lojistas.
Como vimos, não só a Tabela Fipe mas, itens como conservação do veículo, acessórios e quilometragem influenciam (e muito) no valor do carro.
Para não ter problemas na compra do seu seminovo, procure uma revenda cadastrada no CatarinaCarros nossas revendas possuem veículos de alto padrão. Garanta a sua segurança e tranquilidade!
E aí, será que agora você já pode ser um avaliador de carros? 😉
Esperamos ter ajudado em algumas dúvidas sobre como avaliar um carro.
Mas, se você ficou com alguma dúvida, mande uma mensagem abaixo que responderemos com o maior prazer.
Gostou das dicas? Não deixe de comentar abaixo e nos acompanhar nas redes sociais Facebook, Instagram e YouTube.
Leia também:
- Vistoria veicular: saiba o que é e por que realizar esse procedimento
- Quais os SUVs mais baratos e econômicos vendidos no brasil?
- Carros financiados e com dividas para assumir: como transferir para outra pessoa?
E não esqueça de acompanhar o site de carros mais completo de Santa Catarina – CatarinaCarros.