Carros do Futuro: Inteligência artificial transforma veículos em autônomos

Carros do Futuro: Inteligência artificial transforma veículos em autônomos

Os carros do futuro são representados em obras de ficção científica, desenhos animados, séries de TVs e filmes de Hollywood. A humanidade sempre flertou com robôs, naves espaciais, carros voadores e inteligência artificial. 

Em outras palavras, o ser humano sempre gostou de brincar com a ideia de carros inteligentes.

Por exemplo, o fantástico Walt Disney na década de 60 encantou o mundo apresentando na grande tela um fusquinha cheio de personalidade, carismático e pra lá de inteligente, o fusquinha Herbie no filme “Se Meu Fusca Falasse”. 

Na mesma linha, em 1963 Joseph Barbera e William Hanna, nos apresentaram o Sr. George Jetson, sua esposa Jane e seus filhos Elroy e Judy, em um futuro automatizado com robôs e carros voadores.

Posteriormente, no começo dos anos 80 uma Série de TV fez o telespectador imaginar que o futuro estava diante de seus olhos, a série original Knight Rider no Brasil “A Super Máquina”, foi exibida pelo SBT, o canal do Homem do Baú, e conta a História de um cavaleiro andante com seu cavalo mecânico, um carro chamado K.I.T.T com Inteligência Artificial, um carro autônomo com diversas tecnologias inovadoras, veículo que se movia sozinho, sem a necessidade de motorista ao volante. 

Carros do Futuro: da ficção para a realidade 

Certamente, a indústria automotiva inova a cada dia, a inteligência associada a novas tecnologias traz avanços significativos em todo o setor.

Contudo, a demanda por carros elétricos cresce em todo o mundo, um apelo global por medidas que vão muito além de reduzir o impacto ambiental, a diminuição dos combustíveis fósseis.

Pesquisas mostram que o mundo precisa diminuir a produção em 6% ao ano para limitar o aquecimento global a 1,5°C, de acordo com o Relatório sobre a Lacuna de Produção 2020.

Por isso, há uma corrida frenética das grandes montadoras buscando soluções inteligentes em projetos para fabricação do carro 100% autônomo.

Como funciona um carro autônomo?

Em primeiro lugar, identifica obstáculos ao seu redor, tem sensor de presença, percebe aproximação de pessoas, sabe se está vermelho ou amarelo o semáforo, alguns modelos estacionam sozinho, dispensa o motorista de fazer algumas manobras.

Hoje podemos afirmar, é uma realidade em algumas versões de carros com autonomia restrita, é possível definir que o carro dirija por certo tempo ou distância de modo automático, não sendo 100% autônomo, a tecnologia emite sinais de alerta de comprovação de que o motorista está ao volante e apto a assumir a direção caso seja preciso.

Você conhece os 6 níveis de um carro autônomo? 

Em suma, na atualidade existem seis níveis de autonomia nos veículos criados pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE). Mas, é importante entender cada um deles para se preparar para a sua implementação. Estas informações são importantes para que lá na frente você se decida pela melhor marca, modelo e tecnologia do seu carro autônomo.

Nível 0: sem automação

Alguns carros já oferecem tecnologia autônoma de nível 0. Ela seria o sensor de ré para evitar bater no veículo de trás ou um controle de velocidade que apita quando o carro está muito acelerado, por exemplo. Neste nível, a direção é 100% dependente do motorista.

Nível 1: assistência ao motorista

O sistema auxilia o motorista com funções simples, como manutenção da aceleração, recursos de Piloto Automático Adaptativo (ACC) e Assistente de Permanência em Faixa (ALK).

Nível 2: automação parcial

Embora o motorista precise ter as mãos no volante e estar pronto para assumir o controle a qualquer momento, a automação de nível 2 vai combinar diversas automações, como controlar a direção e frenagem ao mesmo tempo, por exemplo.

Nível 3: automação condicional

Essa tecnologia está prevista para ser lançada em carros autônomos até 2021 e permite que os veículos possam assumir tarefas de direção. Na prática, o carro será capaz de se guiar sozinho, mas o motorista precisará assumir a direção quando for necessário.

Nível 4: alta automação

Ou seja, aqui o carro vai dirigir sem a necessidade de uma intervenção humana, possivelmente as três interações de um motorista com o veículo serão: entrar, escolher o destino e assumir o controle quando desejado (essa última é opcional).

Nível 5: automação completa

Em outras palavras, aqui os carros completamente autônomos conseguem assumir todas as funções de direção e ainda podem reagir ao perigo, corrigindo até mesmo os próprios erros. Dessa forma, o motorista se torna apenas um passageiro, podendo dar ordens por comando de voz., a única coisa que o condutor deve fazer é ativar o sistema do veículo e garantir que esteja em pleno funcionamento.

Corrida de carros Autônomos?

Enquanto isso, na última sexta-feira (7), ocorreu em Las Vegas no deserto de Mojave na cidade de Nevada, a Indy Autonomous Challenge (IAC), uma competição que visa o avanço da tecnologia para o desenvolvimento de carros autônomos.

Uma corrida de carros da Indy. O Iac contou com nove equipes de carros autônomos que usam um chassi modificado de uma categoria de acesso a IndyCar Series, categoria essa da Indy Lights.

Carro que disputa o Indy Autonomous Challenge possui motor de 449 cavalos (IAC/Divulgação)

Equipados com vários equipamentos, entre eles radar, câmeras ópticas e GPS. Um Software é usado para substituir os pilotos, projetado para reagir e detectar no decorrer do percurso intercorrências por conta própria.

Ao final da corrida realizada no Las Vegas Motor Speedway durante a CES 2022 , a equipe vencedora composta por alunos da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, foi a PoliMOVE. Em segundo lugar a Politécnica de Milão, da Itália. As equipes dividiram o prêmio equivalente a US$ 150 mil ( R$ 845 mil Reais ). 

O Blog de conteúdo Catarina Carros busca as atualizações e as tendências do mercado. Para trazer o melhor do mundo automobilístico para você.

Então, visite nosso site catarinacarros.com.br e conheça nossas redes sociais @catarinacarrosFacebook Instagram.

Leia também:

Acompanhe o melhor classificado de veículos de Santa Catarina.

Marcelo Grillo