Martelinho de ouro: o que é, como funciona e quando vale a pena

Martelinho de ouro: o que é, como funciona e quando vale a pena

Já bateu o carro e está sofrendo com os amassados? O martelinho de ouro pode ser a solução dos seus problemas! Não sabe do que estamos falando? Este post vai te ajudar a entender como tudo funciona.

Comprar um automóvel é uma conquista na vida de qualquer pessoa. Nos preocupamos em pesquisar, fazer um comparativo de carros e até a verificar modalidades de pagamento. Mas ninguém espera ter que lidar com danos, não é mesmo?

Mas se isso aconteceu com você, fique calmo e pense nas melhores estratégias. Aliás, a técnica em questão foi criada por um brasileiro: o Pedro Souza Santana. Quer saber mais? Confira!

O que é martelinho de ouro?

Homem usando o martelinho de ouro

Você também já pode ter ouvido falar do martelinho de ouro, só que com outro nome: funilaria artesanal. Este procedimento visa eliminar amassados na superfície de um carro sem que haja necessidade de uma nova pintura.

O martelinho de ouro, como o próprio nome diz, é um modelo de martelo. Ele se difere do martelo voltado para construção ou reparo simples, pois tem uma ponta mais fina. Com isso, é possível que a técnica seja aplicada de forma mais minuciosa.

Embora o procedimento carregue o nome dessa única ferramenta, é importante ressaltar que outros materiais são usados para desamassar o carro.

Como funciona a técnica?

Em primeiro lugar, destacamos que o martelinho de ouro é indicado para pequenos amassados em um carro. Esses estragos podem vir de batidas, chuva de granizo e pequenos arranhões.

Conforme dito, a técnica artesanal não inclui apenas o uso desta ferramenta. O martelinho é a primeira etapa em um cenário maior.

Além desse instrumento, também podem ser utilizados na técnica: uma Lixadeira Politriz Angular, um Soprador Térmico e também uma Ventosa.

O martelinho de ouro não é indicado em quais casos?

Em alguns cenários, o martelinho de ouro pode não ser a melhor técnica para fazer o reparo veicular. Alguns amassados maiores que trazem maior dano à pintura do carro, por exemplo, é um deles.

Sendo assim, se a lataria do veículo precisa ser substituída, a saída é realmente fazer o reparo por outro tipo de procedimento.

Isso porque o martelinho de ouro é voltado para reparos menores. Ele pode até ser utilizado para fazer grandes reparos, mas este procedimento não é recomendado.

Quais as vantagens da técnica?

O martelinho de ouro é a saída mais econômica para reparo de pequenos amassados. Além disso, existem outros benefícios neste sentido, acompanhe:

Seu carro sem mudanças

Se você é apegado ao seu veículo, provavelmente sofreria um pouco quando recebesse a notícia de que toda pintura teria que ser trocada, não é?

No entanto, com o martelinho de outro é possível manter o carro da maneira que você o adquiriu: nem necessidade de pintura ou troca de lataria.

Economia

No geral, o preço mínimo para o serviço é baixo. Por isso, muitos optam por essa técnica em razão do ótimo custo benefício.

No entanto, ele nem sempre é indicado. Insistir no trabalho pode trazer um resultado diferente do esperado. Afinal, ele só é eficaz em pequenos reparos.

Outro ponto importante que vale a pena ser destacado é que o custo final será cobrado por cada local que necessite de reparo.

Quanto tempo demora o reparo?

Quando se utiliza dessa técnica, não é necessário esperar por um longo período de tempo para voltar a ter o veículo em mãos.

Enquanto um serviço de pintura pode levar até três dias para ficar pronto, com a técnica supracitada você pode ir dirigindo para casa em um intervalo de tempo muito menor: o procedimento demora cerca de uma hora para ser concluído.

Vale a pena investir no martelinho de ouro?

Ao passo que você tenha entendido as melhores circunstâncias para solicitar o reparo com o martelinho de ouro: sim, vale a pena.

Lembre-se sempre de consultar o profissional adequado para realizar tal técnica e, sobretudo, qual a avaliação ele fará sobre a possível manutenção do seu veículo.

O martelinho de ouro é indicado sobretudo quando não há necessidade de troca de lataria e para reparo de pequenos amassados. Por isso, sob o risco de não alcançar o resultado desejado, deixe essa técnica de lado caso assim seja indicado.

Conclusão

O martelinho de ouro é a melhor solução para pequenos reparos no seu carro. Isso porque conta com o melhor custo benefício, maior velocidade de entrega e ainda conserva a originalidade do veículo.

A técnica, que foi desenvolvida no Brasil, pode ser o alívio financeiro que você não contava quando seu carro teve algum tipo de avaria. Consulte o especialista e veja se o reparo através deste procedimento é o ideal para o seu automóvel.

Por fim, se a situação do problema for mais complexa, o mais indicado é optar por trabalhos que envolvam funilaria, pintura e troca de lataria.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros