Moto nova ou carro usado? Qual a melhor escolha para o dia a dia

Moto nova ou carro usado? Qual a melhor escolha para o dia a dia

Moto ou carro? Qual dos dois veículos será a melhor opção para você enfrentar o trânsito do dia a dia nas grandes e pequenas cidades?

Com os transportes públicos insuficientes, engarrafamentos e dificuldades para encontrar vagas de estacionamento, a escolha da moto ou carro pode ser mais vantajosa.

moto ou carro? qual a melhor escolha no transito do dia a dia
Esses são somente alguns dos motivos que fazem as pessoas optarem pela compra desses veículos.

Pensando nisso, elaboramos um comparativo para que você decida qual será a sua melhor escolha para se locomover no dia a dia. Continue conosco.

Moto nova ou carro usado? Melhor escolha em economia

Olhando o manual ou o panfleto de uma motocicleta e outro de um carro. Verifique quantos litros de combustível cada um deles gasta para se deslocar em um quilômetro.

Um carro popular dentro das melhores condições consome em média de 14 a 19 km/l, enquanto uma moto de 125 a 150 cilindradas faz o mesmo trajeto consumindo 30 a 35 km/l.

Moto nova ou carro usado? Melhor escolha em velocidade no deslocamento

O deslocamento no dia a dia em um trânsito caótico como as grandes cidades possuem é um fator importante na hora de escolher entre carro ou moto.

As motos possuem dimensões menores e com isso, a facilidade de visão do trânsito e a boa dirigibilidade fazem com que as duas rodas se movam com maior rapidez quando comparado aos carros. Mas, para isso, não é necessário conduzi-las em alta velocidade e nem cometer infrações. Basta pilotar dentro das normas previstas pela legislação.

Essa vantagem no deslocamento pode melhorar a sua qualidade de vida, pois você fica livre do estresse de estar preso dentro de um carro nos engarrafamentos.

Moto nova ou carro usado? Melhor escolha no valor de compra

Quando o preço de um carro usado se aproxima do valor de uma moto nova, certamente, esse veiculo já deve estar com muitos anos de uso. Com isso, esse carro exige revisões constantes e o custo das peças e mão de obra são muito maiores que o das motocicletas.

Então, você não precisa ser nenhum especialista em finanças para saber que uma moto tem o valor de compra menor que o de um carro.

Por isso, uma motocicleta zero quilômetro custa menos que um automóvel usado, no mesmo padrão. Essas diferenças podem chegar de 4 ou até 5 vezes mais baratas.

Moto nova ou carro usado? Facilidade para estacionar

Primeiramente, no caso das motos, raramente faltam vagas para estacionar. E caso isso aconteça os valores dos estacionamentos particulares para motocicletas é consideravelmente mais abaixo que dos carros.

Novamente, as menores dimensões das motos trazem vantagens para esse meio de transporte.

Contudo, já sabemos que as grandes cidades têm restrições para estacionamento de veículos. E com o tempo, as vagas nos centros das cidades estão ficando mais escassas e essa condição acontece gradualmente também nos municípios menores.

Moto nova ou carro usado? Emissão de poluentes

Os motores das motos são mais compactos que dos automóveis e isso faz com que lancem menos poluentes. Dessa maneira, agridem menos o meio ambiente, principalmente as de menores cilindradas como as 125 e 150cc.

Contudo, se quisermos que a humanidade permaneça por mais tempo nesse planeta, precisamos optar pelos meios de transporte sustentáveis e por aqueles que emitam menos poluentes na atmosfera.

Afinal, por que é mais vantajoso optar por uma moto?

Certamente, a motocicleta tem sido a melhor opção para quem decidiu não depender mais do transporte público e acha que um carro dá despesas demais.

Ainda assim, comprar uma moto não é uma tarefa tão simples, porque é preciso ficar de olho em alguns detalhes para evitar dores de cabeça. 

Mas, a primeira dúvida que surge: qual é mais vantajosa, uma moto 0 km ou uma usada?

O que observar na hora de comprar uma moto

Bom, mesmo que uma moto 0 km esteja em perfeitas condições de uso, ainda é necessário atentar em alguns detalhes na hora da compra, para preservar tanto o seu conforto quanto a sua segurança.

homem sentado na moto
Escolha o modelo que melhor se adequar ao uso que você fará da moto: para trabalhar, viajar, passear, percorrer só trajetos urbanos ou com vias sem pavimentação etc.

Enfim, como você pode perceber, uma moto 0 km oferece vários benefícios. Você terá total liberdade para ir a qualquer lugar que desejar, com muito conforto e segurança!

Gostou do post? Se está buscando uma site que ofereça opções excelentes para adquirir o seu veículo, acesse: catarinacarros.com.br

Leia também:

Classificado de veículos catarinacarros.com.br

Catarina Carros