Qual a melhor caminhonete usada para comprar? Saiba como escolher

Qual a melhor caminhonete usada para comprar? Saiba como escolher

Se você está querendo comprar uma caminhonete usada, mas está confuso e não sabe qual escolher? Então, confira esse post do catarina com várias dicas que vão lhe ajudar a encontrar a melhor opção.

As caminhonetes e picapes sempre foram um dos veículos favoritos dos norte-americanos e por aqui também fazem muito sucesso. E não é para menos! Segundo dados da Fenabrave, as vendas dessa categoria vêm crescendo ano a ano e parece que a tendência veio para ficar.

Primeiro, antes de mais nada, é imprescindível colocar no papel todas as situações à qual a caminhonete será submetida. Este é um momento que requer bastante atenção, pesquisar cada modelo é essencial.

Conjunto de caminhonetes picapes coloridas

Por isso, para tomar a decisão adequada, você deve saber exatamente para quê você irá usar a caminhonete, que tipo de carga ela irá transportar e qual tipo de terreno ela irá transitar. Contudo, fatores como motor, combustível e relação custo x benefício podem ser decisivos na escolha da sua melhor caminhonete usada.

Mas afinal, como escolher a melhor caminhonete usada?

Confira a seguir.

5 tópicos que você deve analisar na compra da sua caminhonete

1. Para que eu vou usar a caminhonete?

O primeiro passo para a melhor escolha da caminhonete usada é: analise as suas necessidades. Você quer transportar cargas grandes? Então, quem sabe uma caminhonete mais robusta, pode ser a sua melhor escolha.

Mitsubishi L200

caminhonete L200 ideal para cargas maiores
Para maior capacidade de carga, é a ideal.

Mas, se a necessidade for uma carga mais leve, uma picape pequena pode ser a melhor escolha.

Saveiro Robust

Picape Saveiro para cargas mais leves
Voltada ao mercado trabalho, a Saveiro Robust é uma ótima opção de picape compacta para quem precisa de um veículo urbano, e com boa capacidade de carga.

Ou então, investir em uma caminhonete 4×4 lindona, só pra andar na cidade, pode não ser um bom negócio, a não ser que você realmente queira. 

Outro fator que pode ser analisado é o tamanho da caçamba da sua caminhonete, por conta de quando a caçamba for fechada ela terá proteção na carga, mas perderá espaço. Fica a dica 😉

2. Como escolher a melhor caminhonete usada custo-benefício

Antes de você fazer a escolha da melhor caminhonete, avalie muito bem todos os benefícios que ela trará.

Ao buscar por uma caminhonete usada de custo benefício, comece fazendo uma analise geral. Não necessariamente o veículo mais barato é o ideal, certo?

Para a escolha da melhor caminhonete usada, considere tudo o que inclui no veículo, não apenas o motor e espaço de carga. Quais são os acessórios internos presentes na caminhonete? Ela possui ar condicionado, transmissão automática e direção hidráulica? Conta com protetor de caçamba?

Mas também, muito importante, não deixe de realizar um teste drive e ficar atento a barulhos e demais anomalias que podem passar batido numa inspeção visual.

3. Caminhonetes com motores flex diminuem o valor da compra

Quando comparado aos modelos a diesel, as caminhonetes com motores flex ou a gasolina podem custar R$ 20 mil a menos na hora da compra. Isso acontece, porque diversos gastos, como o de combustível, além da depreciação na hora da revenda, são maiores nas caminhonetes flex ou a gasolina.

Se o uso não for comercial, em casos de caminhonetes menores, o motor flex pode ser uma boa opção. Porém, os gastos com combustível podem ser maiores com o passar do tempo.

4. Prefira caminhonetes com motor a diesel para uso comercial

Para as jornadas pesadas de trabalho as caminhonetes com motores á diesel são mais eficientes, econômicas e robustas. Apesar de mais caro, o motor a diesel é ideal para rotinas mais pesadas, e se mostram mais vantajosos, pois libera potência à caminhonete e sai mais barato no dia a dia.

Na categoria de caminhonetes médias e grandes, temos alguns exemplos:

Veja a seguir…

Fiat Toro

Picape Fiat Toro

Toyota Hilux

Caminhonete Hilux

Chevrolet S10 

Caminhonete S10

Ford Ranger

Caminhonete Ranger

5. Busque a opinião de quem já comprou uma caminhonete usada ou pesquise em sites

Para assegurar de que a caminhonete dos seus sonhos realmente cumpre o que promete, vale a pena buscar opiniões em fóruns de avaliações, sites de reclamação e analisar o que os consumidores estão dizendo. É bem provável que você encontre diversos comentários sobre os mesmos modelos e com isso, você pode fazer uma comparação mais de talhada.

Então, procure por opções inteligentes, que unam praticidade e confiabilidade. Caso você ainda tenha dúvidas sobre como escolher a melhor caminhonete para você, não hesite em buscar dicas com quem já comprou.

Agora que você já conhece as boas opções de caminhonetes e provavelmente já até escolheu aquela que mais atende a seus desejos e suas necessidades, é hora de se planejar para adquirir a sua.

No Catarina Carros você encontra diversos modelos de caminhonetes usadas para escolher e comparar 

Como você viu, o mercado de picapes só cresce a cada ano no Brasil. Contudo, esses veículos que se tornaram objetos de desejo de muitos brasileiros apresentam várias opções, desde potência e tamanho a capacidade de carga e acessórios. Algum modelo certamente vai se encaixar com suas necessidades e com seu bolso!

Gostou da leitura? Agora, para continuar por dentro de nossos próximos conteúdos, aproveite e dê uma conferida em nossas redes sociais Facebook e Instagram.

Inclusive, se você estiver procurando um carro ou querendo fazer uma simulação de financiamento, vale muito a pena conferir os nosso site Catarina Carros, nele você pode pesquisar a compra ou a venda do seu carro.

Quem sabe o seu novo carro não está aqui!

Leia também:

Classificado de veículos catarinacarros.com.br

Catarina Carros