Saiba a procedência do veículo antes de comprar

Saiba a procedência do veículo antes de comprar

Eis que você se apaixona por um carro, mas na convivência descobre que levou gato por lebre. Triste realidade, é que muitas vezes não conseguimos descobrir a procedência do veículo antes da compra. Mas podemos te ajudar com algumas dicas.

O ideal é que você namore muito antes de comprar o veículo, pois a chance de você descobrir que ele não tem procedência ou se ele já passou por enchentes, sofreu batidas ou se teve o motor trocado é maior se você não agir sob impulso. E o pior a separação é litigiosa.

Inspeção Veicular

Comece analisando

Comece observando se nas junções das peças, como para-lama e lateral traseira, dentro da caixa de rodas, teve remoção ou alteração das massas de vedação. Chamadas de PVC servem para evitar infiltrações, em carros novos é mais fácil de verificar visto que em carros usados pode estar com uma camada de terra. Contudo, dê preferência a veículos que a caixa de roda esteja limpa e que seja possível verificar.

Outra dica importante é observar se as portas possuem vãos muito abertos ou fechados em todo o contorno do veículo, principalmente se tiver diferenças entre um lado e outro do carro. Procure por diferenças de cor na pintura ou se está opaca em algum ponto, com escorrimentos na pintura. Observe que falta de acabamentos também é indício de que possa ter sido reparado diminuindo a procedência.

Será que ele já virou peixe?

Outro ponto a ser analisado é se o carro passou por enchente. Primeiro analise o cheiro, costuma parecer com cheiro de cachorro molhado. Mas se o cheiro não denunciar analise marcas de lama nas juntas do painel, porta-malas ou no motor. Entretanto, se o veículo tiver passado por uma boa empresa de higienização vai ser praticamente impossível descobrir. Mas ainda é possível ver se há emperramento no sinto de segurança, falhas intermitentes nos dispositivos elétricos e rangimentos diversos. Esses sinais se devem ao ressecamento de componentes e a contaminação pela água.

Maquiagem

Inspeção Veicular - Procedencia

Existem inúmeras formas de se mascarar defeitos na hora da venda e poucos que não o fazem. Embora para o consumidor resta ficar com os dois olhos bem atentos.

Comece conferindo o número de motor. Assim como o número de chassi, o motor possui seu próprio número. O ideal é levar em uma empresa de vistoria de procedência.

Analise o motor para saber se está em bom estado, além do bom funcionamento (procure por falhas na aceleração, vibrações excessivas etc.), há um procedimento simples, verifique se ele não está queimando óleo [passe o dedo por dentro da ponteira do escapamento frio] e se não apresenta barulhos diferentes e acentuados quando se acelera o motor. Fumaça azulada saindo do escapamento também é mau sinal.

Pra saber se o motor nunca foi mexido veja a fixação, verifique as marcas nos parafusos que fixam as tampas e componentes do motor. Contudo, é relativo ao cuidado tomado na hora do reparo, podendo não evidenciar sua realização, se for bem feito.

No câmbio também ha indícios de mal funcionamento, se for automático analise se a troca de marcha é lenta e só em giros altos. Caso seja manual, observe ruídos e dificuldade de engates que podem indicar desgaste de componentes.

Quilometragem adulterada

Quilometragem baixa demais também deve-se desconfiar. Em outras palavras, quando a oferta é demais até o santo desconfia. É realmente difícil de identificar, mas não impossível. Analise os desgastes das borrachas dos pedais, do volante, da alavanca de câmbio e dos pneus. Quando o veículo é pouco rodado, o desgaste é quase imperceptível. Da mesma forma, quando o veículo é mais rodado, acima de 70.000 km, os relevos já deram lugar a plásticos e borrachas lisos e gastos.

Confira algumas dicas de identificação de adulteração

Principal check list a ser analisado antes da compra do carro:

  • Vãos das portas com espaço desigual
  • Portas raspando nos batentes
  • Diferença de pintura entre um lado e outro
  • Marcas de terra debaixo dos bancos e carpetes
  • Dispositivo retrátil do cinto emperrando
  • Carpete e sua forração descolando e estufados
  • Número do motor diferente do original
  • Óleo escorrendo do escapamento
  • Água dentro dos faróis e lanternas
  • Fumaça azulada saindo do escape

Caneta Mágica – Inspeção Veicular

Caneta para analise de pintura

Existe no mercado uma caneta verificadora Checkauto (11 / 3156-5060), que identifica por meio de uma régua graduada se a pintura é original ou não.

Especialistas em fraude

Se você não se sente confortável ou seguro em fazer a análise com todas as dicas que dispusemos acima, da mesma forma você ainda pode recorrer a um serviço especializado.

São empresas de vistoria cautelar que analisam diversos itens. Como por exemplo: históricos de acidente e roubos, se o carro já esteve em leilões, quilometragem real e as condições do veículo.

Eles possuem experiência em detectar desde leilão ou se foi registrado por uma seguradora como perda total. Acima de tudo, avaliar todas as peças para saber se têm repintura ou massa plástica. Algumas vistorias inclusive oferecem garantia de até três anos sobre a procedência do veículo, por exemplo contra registros de roubo ou furto anteriores à data da inspeção. Se aparecer alguma ocorrência assim, o comprador recebe indenização no valor total do veículo.

E você sabe de mais alguma dica? Não caia no conto do vigário e confira a procedência do seu veículo. Igualmente fique ligado nas dicas e notícias do Blog do Catarina Carros.

Siga-nos também nas redes sociais Instagram e Facebook.

Leia também:

Site de veículos – Catarina Carros

Catarina Carros